Crea-SC para você: confira nossos serviços e convênios

image_pdf

 

Sob a administração do Eng. Civil e de Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, a gestão 2021/2023 do CREA-SC está focada em dar suporte para o trabalho dos profissionais do Sistema com objetivo de trazer excelência nos serviços prestados, buscando o devido reconhecimento da comunidade profissional.

 

Com participação efetiva na busca por tecnologias e inovações para suprir as necessidades da sociedade, os profissionais da engenharia, agronomia e geociências são fundamentais no desenvolvimento do país, representando uma enorme cadeia produtiva na cidade e no campo.

 

Sendo um dos maiores conselhos profissionais de Santa Catarina, com mais de 65 mil profissionais e 15 mil empresas registradas, o CREA-SC participa ativamente para o aperfeiçoamento e valorização dessas profissões, reafirmando a autoridade técnica nos serviços e processos que envolvem a segurança e qualidade de vida.

 

Acompanhe os principais eixos de trabalho da atual gestão do Crea-SC:

 

  • Fortalecimento da Fiscalização

 

Fiscalização mais atuante, com a realização de seis ações de impacto no estado. No total, as ações somaram 3.781 relatórios, dos quais 2.976 possuíam indícios de irregularidades. Também foram verificadas 4.733 Anotações de Responsabilidade Técnica e registradas 1.617 novas ARTs.

 

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), visando o desenvolvimento de ações integradas de fiscalização e o intercâmbio de informações geradas através da Plataforma Monitora Floripa.

 

– Concretização dos Acordos de Cooperação Técnica com a CELESC e CIDASC com o objetivo de aprimorar a gestão dos processos de exercício profissional e promover o cumprimento da legislação, através da troca de informações entre as entidades.

 

  • Valorização e qualificação profissional

 

Estruturação da Universidade Corporativa, que se transforma aos poucos no maior programa do CREA-SC já oferecido aos profissionais, empresas, colaboradores e sociedade. Em fase de construção, a UniCrea já disponibiliza através de parcerias com Sistema ACAFE, Sebrae, CredCrea e outras instituições de ensino, benefícios e cursos aos profissionais.

 

– Comprometimento com a qualificação, aprovando R$ 1,2 milhões para 2021 na Política de Patrocínio em apoio a cursos e eventos de entidades, instituições de ensino e empresas privadas.

 

– Lançamento da Série Primeiros Passos, no canal do Youtube do CREA-SC. O projeto assinado pelo escritor e palestrante Eng. Eletricista Ênio Padilha tem 20 vídeos com temática direcionada aos recém-formados e novos profissionais, e é publicado toda quinta-feira às 10h.

 

  • Fortalecimento da responsabilidade técnica

 

– Registro de números recordes de ART´s comparados aos últimos anos, com variação de +21,6%, em relação aos seis primeiros meses de 2020 e de +5,64%, em relação ao mesmo período de 2019, o que demonstra o quanto os setores envolvendo os profissionais do Sistema estão ativos, gerando empregos e movimentando a economia.

 

– Isenção de taxas em caso de substituição de ART’s, aplicação de valor mínimo nas ART’s para reconstrução de imóveis atingidos por desastres naturais em regiões específicas do estado.

 

– Prorrogação do prazo de vencimento da anuidade por 90 dias. A proposta foi consolidada em reunião do Grupo de Trabalho de Ordem Econômica do Confea (GTOE), do qual o presidente Kita é coordenador adjunto.

 

> Leia mais: Proposta do CREA-SC para manter valores de anuidades e ARTs em 2022 é aprovada pelo Confea

 

  • Novos serviços e agilidade

 

– Instituição da bandeira Papel Zero, com a ampliação das formas de atendimento on-line, através do Balcão Virtual com contato também via whatsapp, e com a inclusão de novas funcionalidades no serviço CreaNet, como o Protocolo Eletrônico, que permite abertura e acompanhamento de protocolos em mais de 40 assuntos.

 

– Lançamento do novo módulo do SICWEB (Sistema Coorporativo do CREA-SC) destinado a Instituição de Ensino que possibilita o cadastro das instituições e de cursos da área tecnológica, além do gerenciando da estrutura de códigos de e-MEC, escola virtual/física.

 

– O CREA-SC disponibilizou novos serviços técnicos para o registro de ART Múltipla, uma reivindicação antiga dos profissionais, conforme estabelece a Decisão Normativa Nº 113/ 2018, que aprova a relação unificada de atividades e de obras e serviços de rotina, nos termos do art. 36 da Resolução nº 1.025/2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

 

 

  • Novas parcerias e programas

 

– Forte trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), debatendo ações como a unificação dos serviços/códigos para elaboração e execução de Projetos Preventivos Contra Incêndio e a simplificação na tramitação dos projetos e habite-se.

 

– Implantação e divulgação do Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do ar na sede, inspetorias e escritórios, e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área.

 

– Ações de impacto do GT Mulheres Inspiradoras, que através de parceria com universidades e empresas promoveu debates ao longo dos meses com intuito de fortalecer e destacar a atuação das mulheres no mercado de trabalho e suas conquistas.

 

– Adesão do Programa de Conscientização sobre Acessibilidade pelas cidades de Chapecó, Criciúma e Florianópolis. Promovido pela Comissão de Acessibilidade do Conselho, o objetivo da ação é mobilizar a população para o correto uso das vagas de estacionamento reservadas por lei para grupos específicos de cidadãos, tais como idosos e pessoas com deficiência.

 

  • Posicionamentos

 

– Busca pela harmonia entre as modalidades. Destaque para a conquista da decisão favorável no processo contra ABEE, garantindo as atribuições de engenheiros civis para as instalações elétricas em baixa tensão.

 

Participação efetiva na sanção da MP n°1040/21 com a preservação do salário mínimo profissional para engenheiros e agrônomos e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para instalações elétricas de até 140 kVA.

 

– Posicionamento contrário ao PEC 108/2019 discorrendo contra a alteração da natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que representa a extinção dos mesmos e a desregulamentação de todas as profissões no país, impactando no bem-estar e segurança da sociedade.

 

– Apoio a PL 2510/2019, iniciativa parlamentar catarinense que define o conceito de área urbana consolidada, ainda em tramitação.

 

– Incentivo à campanha nacional de vacinação contra o coronavírus.

 

– Posicionamento em defesa da criação de uma legislação específica de manutenção predial preventiva no estado e em nível nacional, em respostas às tragédias registradas no estado.