CREA-SC é referência nacional com Programa de Qualidade do Ar Interior

image_pdf

 

Pioneiro no Sistema Confea/Crea/Mútua, desenvolvido e implantado por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do CREA-SC desde 2020, o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI) tornou-se referência tecnológica nacional, servindo de modelo para outros Creas do país.

 

Responsabilidade Técnica

 

O Programa orienta sobre a importância e benefícios da tecnologia de tratamento e purificação do ar, através do processo de “renovação do ar interior” – insuflação de ar filtrado e exaustão do ar degradado interior, com uso de equipamento de atomização com Peróxido de Hidrogênio (H2O2), que garante a biossegurança eliminando 99% de vírus, bactérias, mofo e odores. O objetivo principal é promover a melhoria da qualidade do ar interior nos ambientes e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área.

 

Referência Nacional

 

O vice-presidente do CREA-SC e coordenador do Programa, Eng. Mec. Osny do Amaral Filho, explica que a tecnologia foi implementada inicialmente no auditório da sede do Conselho e conta com um sistema de injeção e exaustão de ar, além de quatro aparelhos de purificação com H2O2.

 

Também foram instalados equipamentos de peróxido nas salas do gabinete e das câmaras especializadas. A próxima etapa será nos demais ambientes da sede, tais como departamentos e assessorias.

 

“O CREA-SC já é referência nacional em qualidade do ar, servindo de modelo para o Confea e para outros Creas do Brasil, e o Programa já foi apresentado na reunião da coordenadoria nacional das câmaras especializadas em Brasília” ressalta Osny.

 

Termo de cooperação Técnica

 

Outra etapa consiste no Termo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), através da Vigilância Sanitária, visando à reciprocidade de informações sobre as atividades, empresas e profissionais que atuam na área, bem como a colaboração dentro de suas atribuições e competências, na elaboração de documentos, notas técnicas, instruções e fiscalização conjunta.

 

Capacitação e Fiscalização 

 

Uma das fases previstas consiste na capacitação dos agentes fiscais da Vigilância Sanitária e do CREA-SC referente ao Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), documento obrigatório instituído pelo Ministério da Saúde e regulamentado por legislação que institui as normas sobre processos de limpeza, conservação e manutenção de sistemas de climatização. O treinamento ministrado pelo Eng. Mec. Edson Bastos entre os dias 22 e 25 de agosto, capacitou 250 fiscais do estado e 25 fiscais do Conselho quanto aos procedimentos das vistorias.

 

“Cabe ao CREA-SC uma etapa da fiscalização, que é verificar a responsabilidade técnica e o documento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional. Já a Vigilância Sanitária é responsável efetivamente por verificar a qualidade do ar, através da verificação do cumprimento de todas as etapas do processo PMOC,” esclarece o engenheiro Osny.

 

Na próxima reunião entre o CREA-SC e VISA-SC, prevista para início de setembro serão definidas estratégias, cronograma, segmentos e prioridades para da fiscalização em todo o território de Santa Catarina.

 

Saiba Mais 

 

Entre outros objetivos, o PQAI visa também informar e esclarecer a comunidade profissional e a população sobre as formas de promover a ventilação e renovação de ar, de modo a retirar dos ambientes fechados o ar degradado. “Essas ações e mecanismos promovem o restabelecimento dos níveis de oxigênio e gás carbônico do ambiente, além de retirar os vírus e bactérias do ar, trazendo qualidade de vida, e saúde e produtividade às pessoas”, destaca o Eng. Mec. Osny do Amaral Filho.

 

Como coordenador da CEEMM, entre 2019 e 2021, Osny participou das reuniões da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial junto ao CONFEA e teve a oportunidade de apresentar o Programa desenvolvido em Santa Catarina. “Foi criado um Grupo de Trabalho para implementação de programa semelhante em todos os CREAs do Brasil, além da própria sede do CONFEA.”

 

Leia também

Treinamento capacita fiscais da Vigilância Sanitária e do Conselho sobre normas e fiscalização do PMOC

Programa Qualidade do Ar ganha força na pauta da Engenharia Industrial

Qualidade do ar interior: a responsabilidade da engenharia mecânica no combate a doenças contagiosas

Programa de Qualidade do Ar Interior é apresentado a nova gestão do Crea-SC

Programa de Qualidade do Ar é tema de palestra no Colégio de Presidentes

Palestra “Qualidade do ar em ambientes climatizados e Biossegurança”

Crea-SC e Vigilância Sanitária de SC se reúnem para construção de nota técnica de fiscalização da Qualidade do Ar Interior

Live debate ações relacionadas à qualidade do ar interno e biossegurança no Confea

Lei garante melhor qualidade do ar nas áreas climatizadas

Fenemi e Vigilância Sanitária aprimoram fiscalização da qualidade do ar