Em todos os lugares, onde houver uma atividade que exija conhecimento e responsabilidade técnica, há o trabalho de um profissional do CREA. É ele que garante a confiabilidade de projetos, obras e serviços essenciais para toda a nossa sociedade.
A fundação do CREA-SC há 66 anos coincide com o crescimento exponencial engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos e conduzindo o Estado a um patamar de excelência na área tecnológica.
A atual gestão tem como objetivo principal valorizar os profissionais e a engenharia catarinense, reafirmando a autoridade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida na cidade e no campo.
No desempenho de sua missão, o Crea é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia no estado de Santa Catarina.”
A Lei n. 5.194/66 e o Regimento Interno são os principais instrumentos que regem a instituição.
Órgão decisório da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho Regional, constituindo a segunda instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.
Órgão decisório que tem por finalidade apreciar e decidir os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional, e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do conselho regional. Constitui a primeira instância de julgamento do Conselho. São compostas por no mínimo três conselheiros regionais da mesma modalidade profissional e cada uma é responsável por julgar e decidir sobre os assuntos pertinentes às respectivas especializações.
Órgão deliberativo da estrutura de suporte que tem por finalidade auxiliar o plenário do Crea no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo
Órgão deliberativo da estrutura de suporte que tem por finalidade auxiliar o plenário do Crea no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo.
Órgão de caráter temporário que tem por finalidade subsidiar os órgãos da estrutura básica e da estrutura de suporte por intermédio do estudo de tema específico, objetivando fixar entendimentos e apresentar propostas. São instituídos pelo Plenário do Crea, mediante proposta fundamentada.
O CREA-SC reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros,
agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos.
77.042
profissionais cadastrados
21.171
empresas registradas
Com uma estrutura descentralizada – 23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina, o Conselho tem a colaboração de aproximadamente 230 funcionários e o trabalho honorífico de 97 conselheiros, representantes de entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico – que formam o Plenário do CREA, além de 30 Diretores Regionais e 375 Inspetores no estado.
A atual gestão tem como objetivo principal valorizar os profissionais e a engenharia catarinense, reafirmando a autoridade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida na cidade e no campo.
Em todos os lugares, onde houver uma atividade que exija conhecimento
e responsabilidade técnica, há o trabalho de um profissional do CREA.
É ele que garante a confiabilidade de projetos, obras
e serviços essenciais para toda a nossa sociedade.
Atuar com efetividade na fiscalização do exercício ilegal da profissão, registrar e valorizar o profissional para garantir segurança e qualidade de vida da sociedade.
Ser reconhecido pela sociedade e pelos profissionais como instituição referência por sua eficiência, credibilidade e conduta ética.
Transparência
Valorização Humana
Inovação
Comprometimento
Respeito
Clique na imagem para visualizar o mapa em tamanho maior.
Clique na imagem para visualizar o mapa em tamanho maior.
O Crea-SC está comprometido em prestar serviços de qualidade por meio da melhoria contínua de seus processos e do desenvolvimento de seus colaboradores.
Hoje este serviço prestado pelo CREA é considerado exemplo em todo o País e realizado por uma equipe de 55 fiscais.
Com grande inserção social e a parceria de diversos órgãos em fiscalizações preventivas e orientativas, o CREA-SC tem como competência legal a fiscalização do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais.
Visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados o Conselho trabalha em diversos programas. Em 2014, o CREA-SC foi certificado com a ISO 9001, implantou o Projeto de Sustentabilidade e consolidou o CREAjr-SC, visando a formação de novas lideranças e a aproximação com as Instituições de Ensino.
Outro benefício oferecido pelo CREA é o contrato Unimed, gerido pela Mutua Caixa de Assistência dos Profissionais, que disponibiliza planos de saúde básico e especial aos profissionais registrados e seus dependentes, com 25% de desconto aos recém-formados.
SITE
Com mais 2 milhões acessos ao ano, o site do Conselho oferece, além de notícias e legislação do sistema, diversos serviços aos profissionais: acompanhamento online de protocolos e processos, link Denúncias, consultas a profissionais e empresas registradas, Catálogo Empresarial, Bolsa de Empregos, Ouvidoria, Arquivo Histórico e Biblioteca Virtual da Engenharia, além de links para as mídias sociais como Instagram, Facebook com mais de 21 mil seguidores e Twitter.
CREANET
Os sistemas CreaNet Profissional e CreaNet Empresa disponibilizam serviços como informações cadastrais, consulta a processos de infração, emissão de certidões de registro e de boleto bancário referente a qualquer débito. O CreaNet Profissional disponibiliza ainda serviços como a emissão de ARTs, certidões de acervo técnico, certidões de obras em andamento e a baixa de ART.