CREA Summit 2024 reúne mais de 2 mil pessoas em Balneário Camboriú para discutir inovação e empreendedorismo
Evento iniciou com painel liderado por Eike Batista e destacou as tendências e estratégias para o desenvolvimento sustentável e tecnológico no país
O CREA Summit 2024 iniciou com grandes expectativas nesta sexta-feira (22), no Expocentro em Balneário Camboriú. Reunindo mais de 2 mil participantes entre profissionais, acadêmicos e empresários, o evento consolida-se como o maior fórum de inovação e empreendedorismo voltado para as áreas de engenharia, agronomia e geociências de Santa Catarina.
Autoridades destacaram a importância da inovação
Na abertura, o presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, destacou a relevância do Summit para a valorização dos profissionais do estado. “Estamos aqui para celebrar a inovação, o empreendedorismo e tudo aquilo que transforma nossa vida. São ferramentas que são pilares das nossas profissões,” afirmou.
Kita disse ainda que o momento é de grandes transformações e que é preciso apresentar novos produtos aos profissionais. “Queremos valorizar todos vocês para mudar o status do nosso país, do nosso estado, da nossa cidade. Mudanças que vão agregar à vida e ao cotidiano. Tenho certeza que teremos inspiração e muito conhecimento agregado às profissões.”
O presidente do Confea, Eng. Vinícius Marcheze, reforçou a importância do evento no cenário nacional. “A ideia é gerar um alto nível de discussão, diretrizes e tendências à produção. O Confea promove iniciativas como essa para gerar valor aos profissionais, novas ideias, conexões e oportunidades, ou seja, profissionais mais preparados para suprir as demandas da sociedade.”
Já o presidente da Mútua Nacional, Eng. Joel Krüger, disse que a inovação só tem sentido quando se tem produto. “Se a gente só ficar dialogando e fazendo marketing sobre inovação com palavras bonitas, não tem valor algum. Temos que oferecer produtos aos clientes. No caso da Mútua, tem que ter benefício ao associado.”
“A cidade está mais inspirada com a presença de todos vocês”, destacou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio de Oliveira, comentado que apesar de ter o segundo menor espaço territorial, Balneário Camboriú é a cidade mais empreendedora do Estado. “Nós temos aqui os prédios mais altos do Brasil, onde juntamos o adensamento com a preservação territorial. Tenho certeza absoluta que um evento como este vai entregar profissionais mais inspirados, com conhecimento e sinergia.”
O presidente da Credcrea, Gelásio Gomes, enfatizou que a cooperativa foi formada por engenheiros, para engenheiros. ”É uma cooperativa que tem em sua diretoria e conselho administrativo engenheiros e que entende as demandas da engenharia, das geociências, da agronomia.”
Painel de abertura e grandes lideranças
A cerimônia de abertura foi marcada pelo painel “Desafios e oportunidades para o Brasil”, com a participação do empresário Eike Batista, fundador do Grupo EBX; Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo e presidente do Grupo Wish; e Anderson Becker, CEO da ABecker Loteamentos. A mediação ficou por conta de Delton Batista, presidente do Lide SC, que conduziu o debate sobre tendências e estratégias para o desenvolvimento sustentável e tecnológico no país.
Programação multidisciplinar
O Summit conta com mais de 30 palestrantes, além de painéis temáticos que abordam tópicos como industrialização da construção civil, agricultura regenerativa, energia renovável, cidades inteligentes e tecnologias disruptivas.
Entre os destaques do segundo dia estão:
- “Soluções Construtivas Ágeis”, com Ricardo Mateus, fundador da Brasil ao Cubo;
- “Engenharia com Elas”, liderado pela Eng. Agrônoma Edilene Steinwandter, presidente da Epagri;
- Painel sobre o Comitê BIM do CREA-SC e os desafios de Santa Catarina em tecnologia para o setor.
Além das palestras, a Feira Tecnológica está em pleno funcionamento, com participação de mais de 80 expositores e parceiros como Sebrae-SC, Acate e Sapiens Parque, apresentando soluções inovadoras para o mercado.
Lançamentos e novos serviços
Durante o evento, o CREA-SC anunciou dois novos serviços: o Passaporte Técnico, que promoverá intercâmbios de conhecimento, e a e-CAT – Certidão de Acervo Técnico Eletrônica, que promete simplificar processos relacionados à ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Acesse aqui a galeria de fotos!
Veja matérias dos paineis abaixo!
Desafios e oportunidades para o Brasil no painel LIDE
Tecnologias Disruptivas para Eficiência Energética e Descarbonização
Revolução Digital da Indústria 4.0
Industrialização da Construção Civil e Cidades Inteligentes
FOTOS