Fundada Academia Catarinense de Ciências Agronômicas

image_pdf

 

 

A agronomia catarinense ganhou mais representatividade na última terça-feira (19), com a criação da Academia Catarinense de Ciências Agronômicas (ACCA). A assembleia de fundação, realizada no auditório do CREA-SC, em Florianópolis, oficializou o estatuto da entidade e a eleição de sua primeira diretoria.

 

A ACCA é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento e progresso da agronomia no estado. As atividades incluem a promoção do setor, incentivo à inovação, apoio ao ensino, pesquisa e extensão e a preservação da memória profissional.

 

Por meio de eventos, publicações, projetos de pesquisa e outras iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor , a academia congrega profissionais, acadêmicos, entidades e instituições do setor. A sede será localizada na Feagro-SC, rua Delminda Silveira, bairro Agronômica, em Florianópolis.

 

 

Eleição da diretoria

 

Durante a assembleia foi eleita a primeira diretoria composta pelos seguintes engenheiros agrônomos: Zenorio Piana, presidente; Edson Silva, vice-presidente; Carlos Pieta Filho, secretário; e Ari Geraldo Neumann, tesoureiro, todos com carreiras consolidadas na agronomia catarinense. Os conselheiros fiscais titulares são: Sérgio Luiz Zampieri, Roger Delmar Flesch e Celso Lopes de Albuquerque Junior,

 

O presidente eleito, Zenorio Piana, destacou o papel da entidade visando fortalecer a agronomia catarinense. “A fundação da ACCA reflete a união de profissionais comprometidos com o avanço da agronomia, essencial para a sustentabilidade e o desenvolvimento do Santa Catarina.”

 

Piana ressaltou ainda o papel do agronegócio para a economia e como o ensino, a pesquisa e a extensão rural contribuíram para o crescimento do estado. “Se trabalharmos com humildade vamos fazer um trabalho bonito e deixar um legado para as futuras gerações, principalmente, um resgate das contribuições de cada profissional à sociedade.”

 

 

Objetivos e Compromissos

 

A ACCA busca colaborar com instituições de ensino, pesquisa, extensão rural e órgãos governamentais, promovendo eventos técnico-científicos e incentivando a inovação. A academia priorizará a preservação da memória agronômica e o aprimoramento do ensino, com ênfase na ética profissional, além do engajamento na organização de eventos e publicações científicas, consolidando-se como referência no setor agronômico catarinense.