Crea Summit 24: Desafios e Oportunidades para o Brasil no painel LIDE

image_pdf

Eike Batista

 

 

O empresário Eike Batista finalizou o painel da noite de abertura do Crea Summit 2024, realizado dias 22 e 23.11 no Expocentro, em Balneário Camboriú, instigando os profissionais a buscarem o que está sendo praticado no exterior no setor inovação e máquinas. Falou do mercado gigante dos veículos elétricos e do fim próximo dos combustíveis fósseis, além de explanar diversos projetos da EBX que trazem tecnologias sustentáveis e eficientes em diferentes áreas das engenharias, como a “super cana”. O Painel LIDE abriu com a fala do ex-ministro do Turismo e chairman do Grupo Wish, Vinicius Lummertz; seguido do Ceo da ABecker Loteamentos, Anderson Becker. A mediação foi de Delton Batista, presidente do Sistema LIDE RS/SC. A 2ª edição do Crea Summit, realizado pelo Crea-SC, com o apoio do Confea e Mútua, contou com cerca de 2 mil participantes, entre profissionais, estudantes e lideranças do setor tecnológico que se inspiraram nas ideias de mais de 30 palestrantes e nas oportunidades de networking, criando um ambiente propício para a construção de parcerias estratégicas. Acesse aqui e saiba mais.

 

“Tenho ido muito à China. Quem não estiver vendo ou se informando sobre o que estão fazendo por lá, seja na construção civil, indústria de automóveis elétricos e ou baterias, vai ficar para trás”, disse Eike Batista. “Engenheiros precisam gostar de máquinas e ainda, saber se elas são eficientes. Tem que haver o apetite para buscar as coisas que são dez vezes melhores do que as que estão aí. O mundo é dos visionários que estão quebrando moldes”. O empresário destacou ainda que é preciso uma interação muito maior entre a área acadêmica e o mundo real no Brasil, o que facilitaria muitos projetos e pesquisas.

 

 

Falou também sobre a evolução das matrizes de energias renováveis, com destaque para a solar. “Os painéis solares terão a energia perpétua do maior reator nuclear do mundo, que é o sol”. Deu o exemplo da qualidade de painéis solares da marca chinesa Trina – uma das primeiras empresas de energia fotovoltaica do país, que dão 30 anos de garantia com 25% conversão de energética. “Isso é inacreditável. Minha provocação com os engenheiros é: será que existe uma maneira melhor e mais barata de fazer as coisas? Temos que pensar fora da caixa, para gerar eficiência”.

 

Super Cana – Mais de 700 funcionários da empresa e 73 cientistas e técnicos completaram o programa de melhoramento genético para a produção da “super cana” produzida pela empresa, capaz de gerar até três vezes mais etanol por hectare e de sete a doze vezes mais bagaço. “Desse tipo de planta, pode-se aproveitar do bagaço à palha para a produção de plástico biodegradável”, mostrou em sua apresentação.
“Há uma barreira genética entre as duas canas, a tradicional e esta, de 80 litros por tonelada, só que a nossa produz 3 vezes mais toneladas por hectare, pois tem uma raiz mais poderosa. Com essa produtividade fará uma revolução. Outra peculiaridade é ter dez anos de estabilidade na plantação”, revelou Eike.

 

“Nada é de graça, é preciso dominar as áreas da ciência. Tenham fome infinita pelo conhecimento. Até hoje a humanidade só conseguiu identificar 1% das combinações químicas orgânicas e inorgânicas, vocês já imaginaram o que vem aí? Um mundo de abundância absoluta”, finalizou o empresário.

 

Vinícius Lummertz

Potencial no turismo – “Todos querem investir no Brasil, e quem atrapalha?”, questionou Vinícius Lummertz. “Nós atrapalhamos. Somos o maior potencial natural para o desenvolvimento de turismo no mundo e um dos dez maiores potenciais para o desenvolvimento do turismo no plano cultural, mas somos um dos cinco piores ambientes para desenvolver empresas de turismo no planeta. Nós temos que desmontar um arcabouço funesto que nos tira a liberdade de trabalhar”, considerou, explicando sobre um movimento organizado de micro empresas no estado e o manifesto dessa liberdade para se trabalhar.

 

Inovação na construção civil – A ABecker Loteamentos, é uma das maiores loteadoras do Sul do país, em parceria com seus investidores, já concluíram mais de 15 mil lotes em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, estimando alcançar o número de 32 mil lotes nos próximos anos, conferindo à empresa o reconhecimento como uma das melhores loteadoras do Brasil. Anderson Becker destacou o loteamento na Lagoa de Barra Velha. Um projeto para 2025 que reúne 4.800 lotes para cerca de 150 mil habitantes. Um centro integrado de comércio e shoppings e um vertical com os residenciais, com 42 praças e ruas de 50 metros.

 

 

Anderson Becker

“Estamos produzindo uma cartilha, junto com especialistas em meio ambiente, engenharia e administração, e queremos criar o primeiro bairro com esse conceito de inovação sustentável, e trazer parceiros para criar bairros e cidades modernas”.

 

O mediador Delton Batista parabenizou o Crea-SC e os painelistas pelo evento. “Acreditamos que debates como esse são fundamentais para promover ideias que impactam positivamente o país. Nossa missão no LIDE é aproximar lideranças e estimular a criação de soluções inovadoras e práticas para os desafios atuais”.

 

Credito Fotos: Cristina Gallo