CREA Summit: Tecnologias disruptivas para eficiência energética e descarbonização
Objetivo é melhorar a queima de combustível fóssil utilizando hidrogênio, reduzindo a emissão de CO2, com menor impacto ambiental
O segundo dia do CREA Summit, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Expocentro, em Balneário Camboriú, foi pautado pelo debate sobre o futuro energético. O evento realizado pelo Crea-SC, com o apoio do Confea e Mútua, reuniu mais de 2 mil profissionais, estudantes e especialistas de diversas áreas para discutir o futuro da engenharia e da tecnologia por meio da inovação.
Um dos destaques foi o painel “Tecnologias Disruptivas: Hidrogênio para a Eficiência Energética e Descarbonização”, conduzido por Fabiano Sousa, representante da UTIS Brasil. A tecnologia utiliza o hidrogênio como elemento para otimizar a queima de combustíveis fósseis, reduzindo significativamente as emissões de CO2.
Tecnologia inovadora
Segundo Fabiano Sousa, a tecnologia consiste na injeção controlada de hidrogênio e oxigênio no processo de combustão de fornos e motores, aumentando a eficiência energética com menor impacto ambiental.
“O objetivo da tecnologia UTIS é otimizar o processo de combustão ao injetar uma pequena quantidade de hidrogênio e oxigênio no sistema de combustão. Essa tecnologia é protegida por uma patente registrada no Japão, Brasil, Austrália, Europa e outros países”, destacou Sousa.
A empresa atua com um seguro avaliado em 10 milhões de euros por projeto, reforçando a seriedade e a responsabilidade necessária para lidar com o hidrogênio, um gás altamente volátil.
Visão de futuro até 2030
A UTIS visa, até 2030, ser referência mundial na redução de emissões de CO2, contribuindo para a eficiência energética e sustentabilidade industrial. “Queremos permitir uma redução sem precedentes das emissões globais de carbono, melhorando a eficiência da combustão e diminuindo os impactos ambientais”, afirmou o palestrante.
Fundada em 2015, a UTIS é uma startup tecnológica com crescimento acelerado e foco em eficiência energética. A empresa integra o grupo industrial português Semapa, um dos maiores do país, com atuação em áreas como cimento, papel, celulose e atividades ambientais.
Desde 2016, a UTIS vem aprimorando suas soluções, inicialmente aplicadas em protótipos para carros, caminhões, trens e navios. Em 2018, lançou-se no mercado global com o propósito de transformar a eficiência energética na indústria.