CREA-SC fomenta uso da metodologia BIM através de projetos e parcerias
Disseminar a utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling) é o objetivo principal do Projeto BIM CREA-SC que vem promovendo uma série de ações incluindo cursos, eventos e convênios.
O Conexão BIM está entre as iniciativas com patrocínio do CREA-SC e tem conectado profissionais com objetivos e interesses comuns dentro e fora do país, possibilitando o intercâmbio de informações, experiências, negócios, networking e parcerias, abrindo portas para o mercado internacional.
A realização do Congresso BIM CREA, que chega este ano a sua 4ª edição, integra esse rol de oportunidades. Direcionado aos profissionais, fabricantes de produtos, softwares e equipamentos, construtoras, imobiliárias e instituições de ensino, o evento apresenta as principais inovações desenvolvidas com a metodologia BIM. Previsto para outubro de 2022, em Florianópolis, o 4º BIM CREA-SC terá como tema “Conexão Total” e contará com a 1º Feira BIM de Santa Catarina, reunindo públicos e empresas de diferentes ecossistemas.
A presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani reforça que é de interesse do Conselho manter e fomentar esta parceria. “Queremos criar oportunidades de capacitação, aperfeiçoamento e também de negócios aos profissionais brasileiros. Estamos disponibilizando ferramentas e conhecimento visando criar oportunidades de serviços, contatos e negócios dentro e fora do país, inclusive com a possibilidade de remuneração estrangeira,” pontuou.
Citou também os acordos cooperação técnica entre o Sistema Confea/Crea e órgãos de outros países para reciprocidade e mobilidade profissional, incluindo o de Portugal, que já promoveu intercâmbio de cerca de 4 mil brasileiros e 300 portugueses em diversas áreas de atuação.
Participação no PTBIM, em Portugal
Promovido de 4 a 6 de maio, em Braga, Portugal, o 4º PTBIM foi organizado pela Universidade do Minho em conjunta com as Escolas de Engenharia e Arquitetura e contou com a participação de uma comitiva brasileira representando o CREA-SC. Entre os participantes estavam a coordenadora do BIM CREA-SC, Eng. Civil Kesia Alves e os vencedores do Prêmio BIM, os engenheiros Juliano Venâncio Amunesc e Rodrigues Lopes.
“Foi um evento belíssimo e de altíssimo nível, tanto pelos palestrantes, quanto pela organização, requinte dos detalhes e oportunidades. Muitas empresas portuguesas estão interessadas na mão de obra brasileira, sobretudo porque somos detalhistas nos projetos e criativos nas soluções”, afirmou.
Disse ainda que existe uma demanda por profissionais em Portugal e uma das propostas é a criação de um curso de capacitação sobre normas e legislação dos dois países, como também um curso com o tema “Portugal para Engenheiros e Arquitetos”, com uma semana de inserção em atividades técnicas e na cultura e culinária portuguesas
Lançamento do 1º Anuário BIM Infraestrutura SC 2021
Outro resultado da parceria será o 1º Anuário BIM Infraestrutura SC 2021 reunindo as principais obras e projetos catarinenses em BIM do ano de 2021, além de informações sobre fornecedores, subsídios e informações técnica e entrevistas.
O lançamento será no dia 17 de maio, às 18h, na sede do CREA-SC, em Florianópolis reunindo autoridades e lideranças profissionais. O anuário estará disponível a partir do lançamento em www.conexaobim.com.br
Chamada Pública para Empresas BIM
A Chamada Pública visando o credenciamento de empresas desenvolvedoras de ferramentas BIM, prevista para de Junho de 2022, é outra iniciativa. O objetivo é facilitar a celebração de Termo de Cooperação Técnica entre empresas e a Administração Pública em caráter não oneroso com ações de fomento e capacitação para a implementação do BIM.
O assessor de relações institucionais do CREA-SC, Eng. Civil Flávio Schafer, explica que o Conselho busca o diálogo, cooperação e parceria com órgãos governamentais e não governamentais na promoção de ações para a melhoria da qualidade dos projetos e obras na esfera pública. “Esta chamada pública corrobora com esta ideia e vai facilitar a inserção e a participação de empresas catarinenses no mercado,” comenta.
Vale ressaltar que o fomento e a implantação da metodologia BIM foram estabelecidos pelo Governo Federal por meio da Estratégia BIM BR, através do Decreto nº 9.983/2019, e pelo Estado de Santa Catarina através do Decreto Estadual 1.370/2021. O BIM propicia melhorias expressivas no planejamento e desenvolvimento dos projetos através do trabalho colaborativo, redução de inconsistências, melhoria dos orçamentos, prazos de execução, transparência e sustentabilidade.