Crea-SC e Vigilância Sanitária de SC se reúnem para construção de nota técnica de fiscalização da Qualidade do Ar Interior

image_pdf

 

Na tarde desta segunda-feira, 07.06, gerências do Crea-SC e da Vigilância Sanitária de Santa Catarina se reuniram para discutir a elaboração de uma nota técnica orientativa voltada às autoridades fiscalizadoras do Plano de Manutenção, Operação e Controle dos sistemas de Climatização (PMOC). O objetivo é aprimorar as ferramentas de inspeção (requisitos a serem verificados, suas criticidades e possíveis tomadas de ações), melhorando a qualidade destas fiscalizações, bem como da segurança sanitária dos catarinenses diante do enfrentamento da pandemia do covid-19.

 

A nota técnica se refere à portaria nº 3.523/1998/MS, que visa a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados e aprova a regulamentação técnica das medidas básicas sugestivas aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização.

 

 

Entre as autoridades presentes na reunião, que ocorreu por videoconferência, estiveram representado o governo do Estado, Lucélia Scaramussa Ribas Kryckyj, Diretora da Vigilância Sanitária, Roberta Vanacôr Lenhardt, Gerente de Inspeção e Monitoramento de Serviços de Saúde, Regina Dal Castel Pinheiro, Gerente de Saúde do Trabalhador, e Michele Marcon Telles Prado, Gerente de Saúde Ambiental. O Crea-SC esteve representado pelo gerente do departamento de fiscalização, Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, e também pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e do Programa de Qualidade do Ar Interior do Conselho, Eng. Mec. Osny do Amaral Filho, e pelos conselheiros da CEEMM, Emerson José Corazza, Luiz Carlos Ferraro, Ernani Costa, Juliandro Casanova, Diego Osório dos Santos e Fabio Fiates.

 

Leia também: Programa do CREA-SC orienta à sociedade sobre a importância da atuação profissional e cuidados gerais para a qualidade do ar nos ambientes