Trabalho coletivo marca 9º Encontro de Líderes e fortalece o Sistema

Encerrado na manhã da 6ª feira, 14/02, em Brasília, o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua reuniu cerca de 800 profissionais da área tecnológica nacional. Durante três dias, os principais temas das diversas áreas de atuação profissional acolhidas por uma das instituições mais antigas do país foram debatidos ao mesmo tempo em que foram traçadas estratégias visando ao fortalecimento da entidade que congrega mais de um milhão de profissionais e 250 mi empresas.

Destacado como o evento que marca as atividades anuais do Sistema, o Encontro de Líderes, em sua nona edição, foi bem avaliado pelos participantes e considerado “promissor” diante das diversas propostas colocadas nos planos de trabalho a serem desenvolvidos ao longo e 2020.

Ao encerrar o evento, o presidente do Confea registrou o  “sucesso e os objetivos alcançados”. Para ele, “a efetiva participação das lideranças foi determinante para que o encontro atendesse às expectativas”. “Estamos organizados graças ao trabalho coletivo que gerou produtividade e a segurança necessária para seguimos e frente”.

O dispositivo de honra que marcou o encerramento do encontro foi formado pelo presidente e vice-presidente do Confea, eng. civ.  Joel Krüger e Osmar Barros Jr.; pelo diretor da Mútua, caixa de assistência, eng. agr. Cláudio Calheiros;  Antônio Aragão, eng. civ. que coordena o Colégio de Presidentes de Creas;  Valmor Pietsch, eng. agri., coordenador do Colégio de Entidades Nacionais; Caiubi Souza Kuhn,  geol., coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas; e pela coordenadora do Crea Jr, geol. Lidiane Araújo.

Reunião CDER

A busca pela definição e intercâmbio de modelos de sustentabilidade econômica pautou a reunião do Colégio de Entidades Regionais (Cder), durante do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. De acordo com o coordenador recém-eleito, a unificação de práticas será intensificada ao longo do ano. “Vamos buscar entender as dificuldades das entidades e promover o intercâmbio de experiências entre os estados para padronizar e integrar ações”, sinalizou Renato Archanjo de Castro (Crea-SP), que assume a titularidade do mandato 2020 ao lado de Valdir Pedro Schneider (Crea-SC).

Programa Crea Júnior

Reunidos pela primeira vez em 2020, os representantes dos Creas Juniores debateram, durante o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, os indicadores de 2019. De acordo com a coordenadora nacional do grupo, geól. Lidyane Araújo, ao somar os bancos de dados de todos os Creas Juniores, são cerca de 94 mil cadastrados. “É um dado muito significativo. São 94 mil pessoas que estão tendo acesso a informações sobre o Sistema antes ainda de se inserirem no contexto profissional”, afirmou Lidyane.

Programa Mulher

“Fiz questão de coordenar o Comitê Gestor do Programa Mulher para dar a sua dimensão política de que ele é prioritário. Vamos fazer um belíssimo Programa Mulher, um novo patamar para que ele fique enraizado no Sistema, deixando essa marca de maneira irreversível no Sistema”, declarou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante o painel do Programa Mulher, na manhã desta sexta (14), no encerramento do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado desde quarta-feira, em Brasília. A expectativa geral do Comitê Gestor do Programa Mulher, que deu início aos debates do painel, é de contribuir para a discussão de temas relacionados à inserção no mercado de trabalho, à representação no Sistema e também a temas mais próximos da realidade das profissionais. Propostas que já vêm sendo conduzidas por meio dos Regionais, de entidades como a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e, desde o final do ano passado, pelo Confea, conforme exposto no Painel. Em 2018, havia 179 conselheiras titulares (de um total de 1520) e ainda 35 diretoras (de um total de 189). Atualmente, o Sistema registra quatro mulheres ocupando a função de presidente dos Regionais, além de duas conselheiras federais suplentes.