Comissão Eleitoral do Crea-SC participa de seminário para definições sobre eleição para conselheiro federal que será pela internet

image_pdf

 

Com objetivo de alinhar entendimentos, padronizar procedimentos e esclarecer dúvidas o Confea realiza nesta semana, nos dias 5 e 6, o Seminário Eleitoral que reúne conselheiros regionais e assessores dos Creas. O evento teve sua abertura oficial na segunda-feira e segue com programação nesta terça com a participação da Coordenadora da Comissão eleitoral de Santa Catarina, Engª. Agr. Angela Cristina Paviani, Coordenadora-adjunta, Engª. Civil Gislaine Luvizão, e da assessora da comissão Ariane da Costa.

 

“Estamos debatendo de forma detalhada cada artigo da Resolução nº 1.114, de 2019, que regulamenta o processo eleitoral do sistema Confea/Crea, e está sendo muito produtivo, pois cada regional está apontando situações que possam acontecer durante o pleito, a fim de nivelar as decisões adotadas por cada Comissão Regional Eleitoral”, destaca a coordenadora Angela. A eleição para conselheiro federal ocorrerá no dia 11 de novembro, via internet.

 

Neste ano, Santa Catarina irá eleger um conselheiro federal representante para a modalidade Elétrica, enquanto Mato Grosso para Industrial, Mato Grosso do Sul para Civil, Piauí para Agronomia e Roraima para Industrial, além do representante das instituições de ensino superior do grupo Agronomia.

 

”Este passo, um avanço tecnológico, possibilitará o acesso de todos os profissionais ao voto de forma segura, especialmente neste momento de pandemia, viabilizando ainda a participação daqueles profissionais com dificuldade em se deslocar até suas inspetorias ou escritórios para participarem do processo eleitoral. Esta será a primeira eleição através da rede mundial de computadores (internet) balizando o processo para as próximas eleições do Sistema Confea/Crea e mostra-se desafiadora tanto nas questões de aprendizado como de logística, sendo possível aferir o nível de participação dos profissionais neste formato de votação”, salienta Angela.

 

Leia mais: Eleições para conselheiro federal acontecem dia 11 de novembro pela internet

 

Coordenadora da Comissão eleitoral de Santa Catarina, Engª. Agr. Angela Cristina Paviani, assessora da comissão Ariane da Costa e Coordenadora-adjunta, Engª. Civil Gislaine Luvizão

 

Registro de candidaturas

 

No primeiro dia do encontro foi iniciado o prazo para registro de requerimento de candidatura ao pleito de conselheiro federal. Conforme edital de convocação eleitoral, o registro à candidatura como conselheiro federal e suplente – por modalidade – poderá ser feito presencialmente no Crea ou de forma digitalizada, formato PDF,  para o e-mail oficial da Comissão Eleitoral Regional, em Santa Catarina é cersc@crea-sc.org.br, até o prazo improrrogável de 13 de agosto. Já a candidatura para conselheiro e suplente para instituição de ensino superior, na modalidade Agronomia, deve ser protocolada na sede do Confea ou pode ser feita pelo e-mail cef@confea.org.br.

 

A partir de 14 de agosto os candidatos já poderão fazer campanha para a eleição marcada para o dia 11 de novembro, pela internet, das 8h às 19h, de acordo com o horário de Brasília (DF). O profissional, que 30 dias antes da eleição estiver em dia com suas obrigações junto ao Crea, receberá um link para acesso ao sistema de votação eletrônica. De acordo com levantamento nos cinco Regionais, a eleição deve mobilizar cerca de 90 mil profissionais votantes.

 

Vale lembrar que na página da CEF poderá ser acompanhado todo o processo eleitoral 2021 do Sistema Confea/Crea e Mútua, desde o Edital de Convocação até a homologação do resultado final, com acesso a toda a documentação pertinente, inclusive aos editais de notificação das decisões tomadas pelas Comissões Eleitorais Regionais, Federal e pelo Plenário do Confea.