Primeira turma de Engenharia Mecânica da UFSC se reúne para celebrar 55 anos de formatura

image_pdf

 

Nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, seis profissionais da primeira turma de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina se reencontram para celebrar 55 anos de formados. A reunião acontece no Café da Rua, Rua Arno Hoeschl, em Florianópolis, das 16 às 19 horas. “Será uma oportunidade para compartilhar com as gerações atuais e vindouras nossas vivências pessoais e profissionais” – destacou o Eng. Mec. Otávio Ferrari Filho, que organiza o encontro.

 

Dos 29 candidatos aprovados no vestibular de 1962, apenas 12 receberam o grau na Escola de Engenharia Industrial, na recém-criada UFSC. São eles: Adalberto José Ramos Campelli, Cesar Seara Junior, Fanor Carlos Espíndola, Fausto Moreno de Mira, Gerson Wanderley Leal, Mário Vieira Filho, Otávio Ferrari Filho e Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira. In memoriam: Antônio Luiz Pereira, Hyppolito do Valle Pereira Filho, Ivo Raul d´Aquino Silveira e Pedro Isaú Conti.

 

“A condição de pioneirismo em Santa Catarina não nos credencia a emitir pareceres ou julgamentos sobre a evolução da profissão, mas nos permite afirmar que as gerações seguintes souberem dignificar a profissão, tornando o curso de engenharia mecânica da UFSC uma referência nacional e internacional, tanto no ensino, como na participação de projetos importantes em nosso país e globalmente” – reforça o Eng. Mec. César Seara Júnior. O curso atualmente tem mais de 3.500 alunos graduados e quase 2.000 pós-graduados.

 

Fruto de um trabalho árduo, a criação desse curso teve o apoio decisivo de entidades de classe e sindical, bem como do Conselho, criado quatro anos antes, em 1958.

 

“O Crea-SC vem, desde sua fundação, acompanhando a evolução do ensino no estado, por intermédio, principalmente, de seus conselheiros, profissionais oriundos de entidades de classe e de instituições de ensino. Nos orgulha ver a evolução e renovação da engenharia, também é ótimo constatar que, mesmo ao completar 55 anos de formados, alguns dos profissionais integrantes da primeira turma do curso ainda possuem registro ativo no Conselho”, destaca o presidente do Crea-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

 

O engenheiro, por sua formação e perfil, é um profissional irrequieto e ativo, não enxergando a aposentadoria como algo duradouro e sem participação nos vários segmentos da sociedade civil, desde 2 de maio de 1962, quando ocorreu a primeira aula – de cálculo infinitesimal, lembra Seara Júnior – são mais de 60 anos de convivência na área profissional.

 

Nestes 55 anos de formados, a turma já se reuniu algumas vezes, em 2016, na celebração dos 50 anos de formatura, a Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) lançou o livro: “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC – A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”, homenageando os profissionais que foram pioneiros na área no estado.

 

Encontro em 2016 celebrou os 50 anos de formatura

 

Nos recentes acontecimentos no país e no mundo, indústrias e os profissionais da área de mecânica e metalúrgica foram responsáveis por desenvolver projetos de novos ventiladores mecânicos pulmonares e unidades hospitalares em tempo recorde, sendo fundamentais no combate ao novo coronavírus. A tecnologia e o aprimoramento constante dos profissionais catarinenses foram destaque e essenciais na solução de problemas impostos pela pandemia. Com a bagagem de mais de meio século de trabalho em prol do desenvolvimento da engenharia, César Seara Júnior avalia o promissor mercado da engenharia mecânica para os novos profissionais.

 

“O mundo se moderniza a cada segundo, desde os primórdios da civilização, clamando por profissionais e soluções técnicas que sejam definitivas, tenham sustentabilidade ambiental, viabilidade econômico-financeira e, acima de tudo, que contribuam para melhoria da qualidade de vida de nossos semelhantes”.

 

Registro do encontro do dia 19 de novembro.