GT Mulher apresenta ações e projetos em reuniões das câmaras especializadas

image_pdf

Apresentação do GT Mulher na reunião da Câmara Especializada de Engenhara Elétrica (CEEE).

A conselheira do CREA-SC, Eng. Civil Caroline de Lucca, integrante do GT Mulher, participou na manhã desta sexta-feira (3), das reuniões de câmaras especializadas do CREA-SC, com o objetivo de relatar as ações e projetos desenvolvidos pelo GT em 2021.

A engenheira dialogou também sobre o tema “assédio moral”, ainda presente em empresas e instituições, não só no universo feminino, mas em todos os segmentos e hierarquias. “O objetivo é falar da importância de manter uma relação de respeito, cordialidade e formalidade mútuos, preservando a integridade das pessoas e a imagem das instituições e empresas junto à sociedade”, comenta.

O GT Mulher tem visa estimular a participação feminina como protagonista na área tecnológica por meio de políticas e programas e colaborar para a construção de um Sistema mais justo, igualitário e democrático. Objetiva ainda incentivar a formação acadêmica e a representação feminina junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Desde o início de 2021, o grupo vem desenvolvendo uma série de lives, por meio do Programa Mulheres Inspiradoras, visando contribuir com a discussão de temas relacionados à inserção da mulher no mercado de trabalho. As discussões também contribuem para difundir a importância da atuação e ampliação do universo feminina nas engenharias, na agronomia e nas geociências.

As lives abordaram as seguintes temáticas: Participação das Mulheres no Sistema; O Dia Internacional da Mulher Engenheira; Abril Verde e a Atuação da Mulher na Segurança do Trabalho; e Mulher, Engenheira e Pesquisadora: porque não?, esta última, durante encontro do GT sobre Equidade de gênero e valorização profissional, realizado em agosto.

Na última Plenária foi apresentada também, a convite do GT, a palestra “Ética Profissional e o Direito à Igualdade”, ministrada pela Prof. Grazielly Alessandra Baggenstoss, Doutora e Mestre em Direito, pesquisadora nas áreas de Direito das Mulheres, Advogada, Doutoranda em Psicologia e psicanalista em formação.

Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química.