Diretora Regional de Blumenau faz tratativas para auxiliar Comissão da Habitação de Interesse Social da região

image_pdf

 

Representando o Crea-SC, a diretora regional da Inspetoria de Blumenau, Eng. Florestal Glaucia Gebien, esteve na terça-feira, 20, reunida com a Comissão Especial de Elaboração do Plano de Implantação da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (CEPIATHIS), que integra o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, para alinhar a colaboração do CREA na municipalização da Lei 11.888/2008 que rege sobre a questão da assistência técnica para elaboração de projetos e acompanhamento da construção de habitação de interesse social.

 

“A conversa serviu para criar um grupo de trabalho, entre CREA, CAU e entidades de classe interessadas que dará apoio a CEPIATHIS, com a intenção de auxiliar na redação da legislação municipal e formas de obtenção de recursos para realização de um projeto piloto”, destacou Glaucia.

 

 

Estiveram presentes na reunião, que aconteceu via zoom, a vice-presidente do CAU/BR, Arq. e Urb. Daniela Sarmento, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI), Eng. Elet. Ewerson Lombardi, e a diretora social da entidade, Eng. Civil Janaina da Silva Santos, a secretária da Semudes, Patrícia Morastoni Sasse, conselheiros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e representantes de entidades locais.

 

A diretora regional do Crea-SC esteve também na última quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores do Município como parte das tratativas para colocar o colegiado de inspetores à disposição da câmara, para uma aproximação que vise fomentar a discussão técnica para o planejamento e desenvolvimento do município. Na ocasião foi citada a Cartilha de Engenharia Pública desenvolvida pelo Crea-SC, como material de suporte para elaboração do novo texto do PLC 1899/2019, no âmbito do município, que se refere lei federal nº 11.888/2008, aprovada pela Câmara de Vereadores, mas vetada pelo prefeito Mário Hildebrandt em 1° de abril, após pareceres contrários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES) e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

 

Leia também: CREA-SC e AEAMVI articulam auxílio técnico para a aprovação da PLC 1899/2019, que dispõe sobre o programa Minha Casa Legalizada, em Blumenau