Abertas inscrições para o Troféu Seriema, premiação nacional que reconhece ações que visam o desenvolvimento sustentável

image_pdf

 

Já estão abertas as inscrições para o Troféu Seriema, premiação promovida pelo Crea-GO que prestigia e valoriza ações que buscam por soluções sustentáveis. Em sua 19ª edição, o prêmio ultrapassa as barreiras estaduais e se torna nacional com reconhecimento em sete modalidades: Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.

 

Os interessados de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos por meio do site www.trofeuseriema.org.br, até o dia 20 de agosto. As inscrições são gratuitas e serão efetivadas somente pelo preenchimento completo do formulário online. Cada participante pode inscrever mais de um trabalho, mas o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma modalidade. Podem concorrer ao Troféu trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente.

 

Símbolo da premiação desde sua primeira edição, a ave da região central do Brasil se destaca por representar a resistência e a força da natureza. O conceito foi traduzido artisticamente na estatueta que se tornou a identidade do prêmio, que já reconheceu 164 projetos.

 

> Política de Patrocínio disponibiliza mais R$ 800 mil para projetos técnico-científico; inscrições encerram nesta sexta-feira, 23/7

 

Descrição de cada modalidade do Troféu Seriema

 

Elementos Naturais – abrange iniciativas com foco na conservação, manutenção e recuperação do solo, da água e do ar.

Biodiversidade – iniciativas de manutenção e preservação das inter-relações e ecossistemas que envolvam flora ou fauna.

Sociedade Sustentável – abrange iniciativas que envolvam as relações de dependência entre a sociedade e os recursos naturais, educação e conscientização ambiental, ou mesmo projetos de restauração e conservação de patrimônio histórico cultural e urbanístico.

Inovação – iniciativas que apresentem ferramentas inovadoras que contribuam efetivamente na preservação dos recursos naturais e que apresentem viabilidade técnica, econômica e socioambiental.

Imprensa – Material jornalístico, produzido por qualquer dos meios de comunicação, que tenha contribuído ou promovido efeitos socioambientais positivos.

Produção Acadêmica – abrange pesquisas científicas realizadas no âmbito da academia (instituições de ensino superior), que visam a produção de conhecimento por meio de investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade.

Gestão Empresarial para os ODS – conjunto de ações empresariais e a forma como elas se alinham aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos, com foco na inserção da Agenda 2030 na estratégia de negócios.