Curso de Engenharia Civil lança primeira edição impressa de Revista Técnico-científica

Publicação tem parceria com a EdiUnesc e patrocínio do CREA-SC

O curso de Engenharia Civil da Unesc lançou na noite desta terça-feira (12/11), a primeira edição impressa da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, publicação realizada em parceria com a EdiUnesc, com patrocínio do CREA-SC. O evento de lançamento contou com palestra ministrada pela professora doutora Melissa Watanabe com a temática “Empreendedorismo na Construção Civil”.

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, o diretor regional de Criciúma, Eng. Civil Ingo Eugênio Dalpont Werncke, egresso da Unesc, agradeceu a acolhida e a energia recebida ao estar novamente na Universidade. “Me sinto muito honrado e em estar aqui. Hoje em Criciúma temos 2.554 profissionais, sendo praticamente metade da área da engenharia civil, o que mostra a grandeza e a importância para nossa região”, completa.

Diretor regional CREA-SC em Criciúma, Eng. Civil Ingo Eugênio Dalpont Werncke

Para o coordenador do curso, Márcio Vito, o lançamento é um fato a ser celebrado. “Sinto muito orgulho e satisfação ao comemorar essa conquista. É um trabalho feito a várias mãos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento racional e sustentável da construção civil”, ressaltou.

Representando a reitoria da Universidade, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, destacou a alegria de concretizar mais um projeto como a revista lançada e a importância de tal conteúdo diante do cenário da construção civil. “Desejamos que esta revista impressa possa estimular e oferecer um olhar ampliado para os cenários. Que ela possa contribuir para transformações, mudanças, aonde quer que ela chegue. Só temos a agradecer ao empenho ao projeto e ao curso, assim como ao trabalho da nossa editora”, completou.

O editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu pela oportunidade de realizar a parceria com o curso para publicação de material de tamanha qualidade e que amplia os trabalhos realizados pela editora. “Sabemos que não é nada fácil estar à frente de projetos como este, que envolvem diferentes pessoas e muita informações, mas o esforço é válido e resulta em trabalhos importantes para todos os envolvidos”, analisou.

Ao final do evento, com as palavras da editora-chefe da Revista Técnico-científica da Engenharia Civil Unesc, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, acompanhada do editor de sessão, Álvaro José Back, o material foi oficialmente lançado e distribuído entre os presentes. “Nós representamos uma família, uma equipe, que se engajou nessa ideia. Queremos agradecer ao Sinduscon, ao Crea, à Editora, ao Aicom da Unesc, que acreditaram e confiaram, trabalhando conosco a todo momento”, enfatizou orgulhosa.

Para o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense), Mauro Sônego, o momento significa uma grande oportunidade de parceria entre as instituições. “É uma felicidade compartilhar com vocês este momento tão relevante para o curso. Desejamos que essa seja a primeira de muitas parcerias com o curso de Engenharia Civil e com a Unesc, que tanto tem a nos oferecer em estrutura física e intelectual. Como contrapartida oferecemos um laboratório de experimentação, a própria indústria, que pode e deve ser mais usada no processo de apropriação do ensino, pesquisa e extensão”, salientou.

Esta é a terceira edição da publicação, sendo que as duas primeiras foram disponibilizadas apenas no formato online.

Ensinamentos compartilhados

A palestra ministrada no evento de lançamento do material foi preparada pela professora Melissa Watanabe com a intenção de apresentar questões com olhar para o futuro e de que formas o profissional da área pode olhar para esse cenário. “Apresento a vocês, ao mesmo tempo, tecnologias muito avançadas, que logo devem fazer parte da realidade da profissão, e coisas simples para necessidades básicas e os dois são oportunidade de negócio. Quero que vocês levem isso na lembrança, a ideia de que ambos os caminhos são promissores. Além disso, é o que sempre digo, entre ganhar dinheiro e fazer o bem, escolham os dois”, pontuou.

Fonte: Mayara Cardoso – AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing – Unesc