Anuário BIM Santa Catarina 2023 será lançado durante reunião plenária do CREA em 12.04

“Nosso objetivo é criar oportunidades de capacitação, aperfeiçoamento e de negócios aos profissionais”, comenta o presidente do CREA-SC Eng. Kita Xavier

Já está disponível o Anuário BIM Santa Catarina 2023, publicação produzida em parceria entre o CREA-SC e a Conexão BIM. A nova coletânea reúne as principais obras e projetos catarinenses em BIM do ano, além das empresas de softwares, fornecedores de equipamentos, cursos e capacitação nas áreas de projeto, construção e BIM. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 12.04, durante a reunião plenária do Conselho.

Além de proporcionar maior transparência aos contratos públicos, a metodologia BIM vem aprimorando obras de infraestrutura em diferentes áreas tais como saneamento, transportes, mobilidade, habitação com a aplicação de materiais mais eficientes, menores prazos e maior eficiente.

“Nosso objetivo é criar oportunidades de capacitação, aperfeiçoamento e de negócios aos profissionais. Estamos disponibilizando ferramentas e conhecimento para oportunizar serviços, contatos e negócios dentro e fora do país,” comenta o presidente Eng. Kita Xavier.

Eng. Kita Xavier e a Eng. Késia Alves da Silva, da Conexão Bim, responsável pelo Anuário BIM SC 2023

Ele destaca ainda que o BIM vem ganhando cada vez mais relevância para o desenvolvimento do país. Além disso, representa uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e para a modernização do setor da construção para um ambiente cada vez mais inovador e digital.

Santa Catarina foi o primeiro estado a produzir o anuário BIM em 2021 e é pioneiro também na realização da 1ª Feira BIM reunindo públicos e empresas de diferentes ecossistemas.

Desde 2014, com a implantação do Laboratório BIM, o estado tem um histórico positivo e desenvolve ações capacitando profissionais nesta área. O Aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba foi a primeira obra entregue pelo Governo do Estado desenvolvida com a metodologia BIM.