CREA e Conexão BIM lançam 1º Anuário BIM Infraestrutura SC 2021
O CREA-SC em parceria com a Conexão BIM promoveu na noite desta terça-feira, (17), o Lançamento do 1º Anuário BIM Infraestrutura SC 2021, na sede do Conselho, em Florianópolis. A publicação reúne as principais obras e projetos catarinenses em BIM do ano de 2021, além de informações sobre fornecedores, subsídios, informações técnicas e entrevistas.
Clique aqui para acessar o Anuário.
Participaram da abertura a coordenadora do BIM CREA-SC, Eng. Civil Kesia Alves, a presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani; a superintendente de planejamento e gestão da Secretária de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Junia Soares Souza, representando o secretário Thiago Augusto Vieira; e o superintendente de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcos Lichtblau, representando o prefeito Topazio Neto.
A coordenadora do BIM CREA-SC, Kesia Alves ressaltou que Santa Catarina é o primeiro estado a produzir um anuário BIM e será pioneiro também na realização da 1ª Feira BIM de Santa Catarina, reunindo públicos e empresas de diferentes ecossistemas. Disse que um dos propósitos de escolher a profissão de engenheiro é a vontade de transformar o mundo. “Nós temos que fazer uso da tecnologia para melhorar as nossas profissões,” comentou.
Enfatizou as melhorias do BIM nas obras de infraestrutura em geral, proporcionando mais transparência nos contratos públicos, mais saneamento básico, transportes, mobilidade, materiais mais eficientes, menores prazos e maior eficiente. “A Equipe da Conexão BIM tem esta vontade de mudar a realidade da construção civil, disseminando o uso desta tecnologia pelo Brasil”.
A presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Paviani, destacou a importância da publicação aos profissionais registrados e que o CREA-SC desde o ano passado só contrata projetos com metodologia BIM, fato que tem gerado redução de tempo e custos, evitando também aditivos nos contratos. “O CREA-SC quer criar oportunidades de capacitação, aperfeiçoamento e de negócios aos profissionais. Estamos disponibilizando ferramentas e conhecimento para oportunizar serviços, contatos e negócios dentro e fora do país.”
A superintendente de planejamento e gestão, Junia Soares Souza, destacou que Santa Catarina tem histórico positivo na área BIM e desde 2014, quando implantou um Laboratório BIM, vem desenvolvendo ações e capacitando profissionais nesta metodologia. Citou o Aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba como a primeira obra entregue no estado desenvolvida com a metodologia BIM. “Cada vez mais o BIM ganha importância e relevância para o desenvolvimento de Santa Catarina”.
Marcos Lichtblau mencionou a satisfação em participar do lançamento do Anuário ressaltando que uma das metas da gestão do prefeito Topázio foi recuperar as vagas de emprego perdidos durante a pandemia que chegaram a quase 8 mil. “Criamos o Programa Mais Empregos e terminamos 2021 com saldo positivo de 2 mil novas vagas, muitas delas na área da construção civil. Florianópolis tem interesse em manter parcerias nesta área,” afirmou.