AREAVID capacita profissionais da região de Videira sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes

image_pdf

A Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira, com patrocínio do Crea-SC através da Política de Patrocínio, vai oferecer nos dias 13 e 20 de julho uma capacitação sobre temáticas relacionadas a Smart Cities e Sociedade 5.0. O curso acontecerá de forma on line, das 19h às 22h. A participação para os associados é gratuita.

A capacitação será conduzida por Janaina Pasqual  Lofhagen, doutora em Gestão Urbana (PUCPR), com doutorado sanduíche na Universidade do Arizona (EUA) e pós doutora em Gestão Urbana na PUCPR e University of Central Florida (EUA). A facilitadora também possui diversas parcerias nacionais e internacionais relacionadas a energias renováveis e smart cities, com foco na gestão urbana mais sustentável e mobilidade urbana sustentável.

Para o presidente da AREAVID, Jefferson Frâncio a capacitação é um importante instrumento para os profissionais da região que quiserem se atualizar sobre os temas mais atuais da engenharia e arquitetura. “As smart cities (Cidades Inteligentes) tratam de uma das principais tendências em projetos urbanos onde as interações e serviços são feitos com maior eficiência, em benefício dos habitantes e negócios. Já a Sociedade 5.0 atua para prover soluções tecnológicas para a população a qualquer momento e em qualquer lugar, visando o bem-estar das pessoas e suas necessidades, ou seja, temas extremamente latentes na sociedade e que mais do que nunca precisam da atuação dos nossos profissionais”, explica.

Entre os temas abordados nos dois dias de capacitação estarão conceitos teóricos e práticos sobre os temas envolvidos, transformação de cidades tradicionais em Smart Cities, com foco em gestão, governança e economia, a importância da sociedade 5.0 na participação em projetos “smart”, importância de um arranjo territorial adequado, considerando fatores como energia, mobilidade e infra estrutura verde, além de planejamento territorial sustentável, cidades participativas, resilientes e inclusivas. Os participantes ainda conhecerão cases regionais e nacionais para benchmarking (análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas).

Interessados devem se inscrever pelos telefones (49) 9 9918-8485, falar com Jefferson, ou (49) 9 9128-5512, falar com Fabrício.

O primeiro edital da Política de Patrocínio do Crea-SC no primeiro semestre aprovou 35 projetos, no valor total de R$ 400 mil, entre eventos e publicações técnicas com objetivo de fortalecer e valorizar as profissões da área tecnológica, bem como promover a interação entre profissionais, empresas e instituições científicas. Para o segundo semestre, um novo edital irá distribuir R$ 800 mil em novos projetos.