23 de Março: Dia Mundial da Meteorologia

 
 
A meteorologia é a ciência que trata de todos os fenômenos atmosféricos. Não se resume na previsão do tempo, e alcança a agrometeorologia, a meteorologia aeronáutica, a naval, e a biometeorologia.
O Dia Mundial da Meteorologia – 23 de março – surgiu em 1961 para celebrar a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas). 
 
O meteorologista, profissional habilitado em Meteorologia, exerce uma profissão reconhecida pela Lei Nº 6.835 de 14 de outubro de 1980, dia esse em que é comemorado o dia do Meteorologista. 
Assista ao VT de valorização do meteorologista e veja abaixo um histórico da profissão. O CREA-SC parabeniza aos profissionais do sistema que atuam na área!
 
História
 
O termo meteorologia surgiu quando o filósofo grego Aristóteles, em torno de 340 a.C., à sua maneira filosófica e especulativa, escreveu um livro sobre filosofia natural denominado Meteorológica, falando sobre o tempo, o clima, astronomia, geografia e química. Além disso, fala de nuvens, chuva, neve, vento, granizo, trovões e furacões. Naqueles dias, tudo o que caia do céu, qualquer coisa vista no ar era chamada de meteoro, daí o nome meteorologia.
 
A partir das primeiras observações feitas por Aristóteles, muitos outros pesquisadores de várias nacionalidades contribuíram para o avanço da meteorologia mundial, seja com a invenção de equipamentos meteorológicos para medições, seja com conceitos fundamentais para descrever comportamentos atmosféricos, de forma que a Ciência Meteorologia tem hoje sua estrutura  e depende da pesquisa, da observação, da análise e da previsão. As observações meteorológicas, realizadas por redes de estações compostas por equipamentos como Termômetros (temperatura), Pluviômetros (chuva), Anenômetros (velocidade e direção do vento), Barômetros (Pressão Atmosférica), Higrômetros (umidade do ar), Heliógrafos (horas de sol), etc., formam a base dos dados e revelam, através das análises, informações importantes referentes ao comportamento do tempo (variação diária das variáveis meteorológicas) e do clima (variação ao longo do tempo das variáveis meteorológicas).
 
Links relacionados
 
 
 
 
 
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.