Treinamento sobre chamamento Público orienta entidades de classe e funcionários do CREA-RJ

Eng. Mec. Wilson Floriani, Assessor de Apoio às Entidades de Classe do CREA-SC: “Objetivo é orientar sobre os procedimentos corretos para captação, aplicação e prestação de contas de recursos disponibilizados por meio de chamamento público.”

O Assessor de Apoio às Entidades de Classe do CREA-SC, Eng. Mec. Wilson Floriani, ministrou treinamento no dia 28.11, na sede do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Rio de Janeiro (IBAPE-RJ). Em pauta,  o processo de Chamamento Público da Resolução 1075/16 do Confea, que dispõe sobre a realização de parcerias com entidades de classe. Participaram entidades e funcionários do CREA-RJ e o presidente, Eng. Luis Cosenza.

O objetivo é orientar sobre a elaboração dos processos para captação de recursos junto aos Conselhos. Floriani explica que a proposta é esclarecer sobre os procedimentos corretos para captação, aplicação e prestação de contas de recursos disponibilizados por meio de chamamento público.

Eng. Luis Cosenza, presidente do CREA-RJ

O CREA-SC foi o primeiro Conselho a viabilizar apoio financeiro às entidades de classe por meio dessa modalidade em 2016. Desde então, já realizou diversos treinamentos sobre o tema, orientando entidades do estado e também outros Creas do país.

O instrumento atende a Lei nº 13.019/2014, que estabelece regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.