Já está no ar o novo Creanet ainda mais ágil, intuitivo e com novas funcionalidades

CREA-SC é o primeiro Conselho Profissional a integrar seu sistema corporativo à plataforma gov.br

A partir desta segunda-feira, 09.05, o CREA-SC disponibiliza seus serviços através do novo Creanet Profissional. Ágil, intuitivo e com diversas funcionalidades visando mais praticidade ao dia a dia dos usuários, o sistema corporativo do Crea-SC é o primeiro a integrar com a conta gov.br. Além dos profissionais, terão acesso também as entidades de classe. O profissional e ou usuário poderá optar por se autenticar via gov.br ou através de login tradicional, neste caso precisará de uma nova senha. A facilidade do cadastro via plataforma digital do governo federal é a autenticação mais segura e o redirecionamento automático ao Creanet, sem a necessidade de refazer a senha. Veja o passo a passo no vídeo abaixo e acesse aqui para navegar no novo Creanet.

Importante destacar que o acesso via gov.br é feito através do cadastro único, ou seja, se já acessou a plataforma do governo para utilizar serviços em outros órgãos públicos como Detran/SC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outros, não é necessário realizar um novo cadastro para acessar o Creanet. As informações contidas no banco de dados do governo (nome, foto, e-mail, telefone e celular) somente serão repassadas ao Crea-SC com consentimento do usuário. O Conselho ressalta que não disponibiliza informações ao governo federal.

Sendo referência para outros Creas do país, recebendo inclusive contato de outras regionais, como o primeiro a adotar a autenticação via gov.br, o Crea-SC sai na frente atendendo uma portaria lançada pela Secretaria de Governo Digital, de 25 de janeiro de 2022, a qual estabelece padrões de qualidade para serviços e aprimora avaliação dos usuários.

O que há de novo – Entre as funcionalidades estão uma nova carta de serviços aos profissionais e melhor organização dos dados para gestão dos documentos. O módulo entidades de classe conta com uma gestão compartilhada e o profissional pode ver seu histórico de opção por entidades, além de outras funcionalidades. O sistema também está integrado com o módulo de notícias do Conselho.

Futuramente haverá a possibilidade de acesso para recém formandos e ainda, para a sociedade em geral. O cidadão comum poderá fazer denúncias e acompanhar relatórios de fiscalização.

O novo Creanet Profissional está em constante evolução e contamos com sua participação para torná-lo ainda melhor. Dúvidas e sugestões pode ser enviadas pelo e-mail falecom@crea-sc.org.br ou   sanadas nas unidades do Conselho.

Sobre a conta gov.br – A conta gov.br é gratuita, permite o acesso a vários serviços digitais e agora também ao sistema do Crea-SC. Caso você não tenha o cadastro na base do gov.br, será necessário um cadastro usando o seu CPF. Acesse aqui e saiba mais.

O Crea-SC segue em ritmo acelerado de transformação, visando à evolução e a desburocratização dos seus serviços. Inovações como o Acervo Técnico Digital, o Balcão Virtual, o acompanhamento de protocolos On Line e agora o novo Creanet, colaboram para fortalecer a cultura do papel zero e dar maior autonomia e agilidade aos profissionais.