Reunião do Colégio de Diretores Regionais em Lages debate demandas do Conselho

Diretores regionais das 30 inspetorias e escritórios regionais do CREA-SC reuniram-se em Lages nos dias 25 e 26.10, para 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores Regionais Gestão 2018/2020. O encontro contou com a participação do presidente Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, a coordenação do Eng. Agr. Alvaro Antônio Ribas Dourado e do Eng. Civil Paulo Mozart Malty de Andrade como anfitrião. Também participaram o diretor geral da Mútua-SC, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho e o conselheiro federal Eng. Agr. Evandro José Martins.

Entre os assuntos apresentados pelo presidente Ari Neumann, destaque para a proposta de produtividade da fiscalização e a ação parlamentar promovida em Brasília junto aos deputados federais da bancada catarinense. O objetivo da ação é alinhar o apoio dos parlamentares aos projetos de lei que tem relação e/ou interferem nas profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e entidades de classe, além do posicionamento contrário à Proposta de Emenda à Constituição – PEC 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos de profissões regulamentadas.

A pauta contou ainda com a apresentação das propostas aprovadas durante o 10º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), realizado em Palmas (TO), pelo assessor parlamentar e coordenador do 13º CEP, Eng. Mec. Wilson César Floriani Júnior.

O chefe de gabinete, Eng. Agr. e Seg. Trab. Nelton Luiz Baú explanou sobre a ART para Bombeiros e a mudança da legislação; sobre as ações na área de engenharia pública; sobre as deliberações do Colégio de Presidentes (CP) quanto aos técnicos que também são engenheiros; sobre os custos e orçamento do Programa CREAJR-SC e sobre o prazo para envio dos nomes dos conselheiros para a gestão 2020, pelas entidades de classe e instituições de ensino.

O Gerente de Fiscalização Eng. Agr. Felipe Penter fez um balanço das atividades de fiscalização, falou sobre as ações de fiscalização de Impacto pelo estado e sobre as metas e projetos para 2020.