Qualidade do Ar: Cartilha oriunda de programa do Crea-SC está disponível a nível nacional
Pioneiro no Sistema Confea/Crea/Mútua, desenvolvido e implantado por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do Crea-SC, o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI) tornou-se referência tecnológica nacional, servindo de modelo para outros Creas do país, passando por várias etapas até a publicação da Cartilha da Qualidade do Ar Interior do Sistema Confea/Crea/Mútua. Acesse o material disponível no portal do Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
A Cartilha tem a autoria do eng. mec. Osny do Amaral Filho, ex-diretor e conselheiro do Crea-SC, e representante do Programa no Conselho, além de membro da CTQAI – Comissão de Qualidade do Ar Interior criada em 2024, e vice-presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interior.
Disponível para profissionais e sociedade em geral, a publicação orienta sobre a qualidade e renovação do ar interior nos ambientes; sobre as novas tecnologias, como a implementada por meio do programa dentro do Crea-SC; fala ainda sobre os efeitos do ar degradado nas pessoas, do PMOC – Plano de Manutenção, operação e Controle; sobre a manutenção de condicionadores de ar; biossegurança dos equipamentos de purificação, aplicações na prática e normas técnicas pertinentes ao tema.
O presidente eng. Kita Xavier comemora o alcance do programa e a publicação da Cartilha. “Mais uma importante ação do Conselho que valoriza os profissionais responsáveis técnicos e chega para benefício da sociedade em geral”, por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e da dedicação do engenheiro Osny, demais conselheiros da Câmara, e membros da comissão nacional sobre o assunto.
O presidente do Confea, eng Vinícius Marquese destaca na abertura da publicação “A qualidade do ar interior está diretamente ligada ao bem-estar das pessoas, nos ambientes de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nas residências. Ela impacta a produtividade, o conforto e, acima de tudo, a saúde. Ainda assim, esse tema tão essencial muitas vezes é negligenciado na prática de projetos, na gestão de edificações e, até mesmo, nas políticas públicas”
“Com esta cartilha, o Sistema Confea/Crea e Mútua reafirma seu compromisso com a promoção da saúde ambiental e da excelência técnica”, pontua.

Integrantes da Comissão Nacional sobre o tema.
O eng. Osny lembra que “a falta de renovação do ar eleva o nível do CO2, resultando em dificuldade de absorção da informação e sonolência.” Ele enfatiza a responsabilidade da engenharia mecânica no combate a doenças contagiosas, e da necessidade de PMOC conforme a Lei Federal 13.589/18 e normas técnicas da ABNT e da Anvisa.
Crea-SC pioneiro no sistema – O Programa do Crea-SC orienta sobre a importância e benefícios da tecnologia de tratamento e purificação do ar, através do processo de “renovação do ar interior” – insuflação de ar filtrado e exaustão do ar degradado interior, com uso de equipamento de atomização com Peróxido de Hidrogênio (H2O2), que garante a biossegurança eliminando 99% de vírus, bactérias, mofo e odores.
“O objetivo principal é promover a melhoria da qualidade do ar interior nos ambientes e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área”, reafirma o eng. Osny Amaral Filho. A tecnologia é aplicada em diversos ambientes da sede do Conselho.
Leia mais sobre o assunto
https://portal.crea-sc.org.br/programa-de-qualidade-do-ar-interior-do-crea-sc/