Programa Qualidade do Ar Interior do Crea é referência na Comissão Temática criada na última plenária do Confea

image_pdf

 

 

A Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) aprovou na plenária 1.673 do Confea, em 26.04, a instituição da Comissão Temática de Qualidade do Ar Interior (CTQAI), no exercício de 2024. A comissão tem a participação do consultor , ex-conselheiro e especialista, eng mec. Osny Amaral Filho, que implementou o Programa de Qualidade do ar Interior do Crea-SC.

 

Os objetivos da CTQAI são propor ações visando implementar, padronizar e fortalecer os processos de fiscalização da aplicação da qualidade do ar interior juntos aos órgãos governamentais e oficiais de fiscalização; acompanhar a regulamentação da Lei 13.589/2021, que dispõe sobre a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes, a partir de tratativas com a Gerência de Relações Institucionais e Inteligência – GRI; e elaborar plano de divulgação da qualidade do ar interior com foco em estimular a fiscalização através da difusão do conhecimento do tema junto à sociedade.

 

 

“O programa é referência para todo o sistema e vem sendo exemplo em todo país”, comemora Osny, assinalando que agora haverá condições de realizar muito mais sobre a questão.

 

Coordenada pelo conselheiro federal eng. Aysson Rosas Filho, a comissão terá coordenador adjunto o conselheiro Lucas Carneiro e como membros os engenheiros especialistas Alexandre Kontoyanis, Osny do Amaral Filho e Wesley Assis. “A gente tem observado divergentes procedimentos na cobrança dessa documentação por parte dos órgãos fiscalizadores. A ideia é padronizar esses serviços. É necessário que haja especialistas à frente destas atividades”, comentou o conselheiro Lucas Carneiro.

 

Programa no Crea-SC – O Conselho é referência nacional em QAI e tem colaborado sobremaneira levando o seu “case” de Renovação do Ar Interior, Biossegurança, o plano de Comunicação com o mercado e o processo de Fiscalização do Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, onde já conquistou o engajamento da Vigilância Sanitária estadual de SC para a fiscalização intensiva, o que vai trazer como resultado a “qualidade de vida, saúde, bem-estar e produtividade” à comunidade catarinense.
Pioneiro no Sistema Confea/Crea/Mútua, desenvolvido e implantado por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do CREA-SC, o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI) tornou-se referência tecnológica nacional, servindo de modelo para outros Creas do país.

Responsabilidade Técnica – O Programa orienta sobre a importância e benefícios da tecnologia de tratamento e purificação do ar, através do processo de “renovação do ar interior” – insuflação de ar filtrado e exaustão do ar degradado interior, com uso de equipamento de atomização com Peróxido de Hidrogênio (H2O2), que garante a biossegurança eliminando 99% de vírus, bactérias, mofo e odores. O objetivo principal é promover a melhoria da qualidade do ar interior nos ambientes e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área.

 

A tecnologia foi implementada inicialmente no auditório da sede do Conselho e conta com um sistema de injeção e exaustão de ar, além de quatro aparelhos de purificação com H2O2. Também foram instalados equipamentos de peróxido nas salas do gabinete e das câmaras especializadas. A próxima etapa será nos demais ambientes da sede, tais como departamentos e assessorias.