Presidente Kita debate papel do Crea-SC no desenvolvimento dos municípios no 50º Congresso Adjori
Evento abordou o papel do jornalismo e da inovação tecnológica na democracia
O 50º Congresso da Adjori/SC, realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, em Florianópolis, reuniu profissionais de comunicação para discutir o papel do jornalismo no exercício da democracia e os desafios da era digital.
Um dos destaques foi a participação do presidente do Crea-SC, Eng. Kita Xavier, que abordou: O Papel do Crea/SC para os municípios catarinenses”, mostrando a relevância da engenharia no enfrentamento dos desafios urbanos e no avanço das cidades inteligentes, sempre em sinergia com prefeituras e a sociedade.
Com o tema central “O Papel do Jornalismo como Pilar da Democracia”, o evento abordou questões como liberdade de expressão, gestão de pequenos negócios e a importância das tecnologias digitais para o jornalismo local.
A abertura contou com a presença do presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps e do Senador Jorge Seif.
Crea-SC: papel estratégico no desenvolvimento dos municípios catarinenses
Kita Xavier destacou a importância da comunicação para aproximar a população das ações do Crea-SC e reforçou que a construção de cidades inteligentes vai além da tecnologia. “Não adianta ter uma cidade altamente tecnológica. É fundamental haver sinergia com a população, governos e iniciativa privada para transformar ideias em resultados concretos. Precisamos de ações e projetos em áreas como saneamento, mobilidade, infraestrutura, segurança e saúde”, afirmou.
O presidente destacou ainda o caráter orientativo da fiscalização do Crea-SC. “Em Santa Catarina, nossa fiscalização é diferente: multa não regulariza obra. Trabalhamos para promover soluções técnicas que garantam segurança e sustentabilidade.”
Inovação e valorização profissional – O presidente também apresentou inovações como a E-CAT, certidão de acervo técnico automática que agiliza o acesso dos profissionais ao histórico de obras e projetos. “Desde 2017, evoluímos para reduzir o prazo de emissão de 34 dias para apenas dois. Agora, com a E-CAT, o processo é automático, mostrando ao Brasil que o Crea-SC inova para facilitar a vida dos profissionais.”
Ele ainda abordou a defasagem na formação de engenheiros no Brasil. Segundo Xavier, 35% dos cursos formam profissionais fora de sua área e, em comparação internacional, o Brasil está muito atrás. “Temos um déficit técnico preocupante que já afeta o mercado de trabalho e comprometerá ainda mais o futuro.”
Intercâmbio internacional – Kita Xavier destacou o intercâmbio técnico entre o o Sistema Confea/Crea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal, que já abriu portas para mais de 6.600 brasileiros trabalharem no país europeu. Ele também mencionou o Comitê de Crise, que auxiliou nas tragédias do Rio Grande do Sul, e campanhas de conscientização sobre acessibilidade em Santa Catarina.
Finalizando sua palestra, Xavier ressaltou a missão do Crea-SC: “A comunicação é fundamental para que a sociedade compreenda o papel da engenharia na construção de um futuro sustentável. O Crea-SC está à disposição da imprensa e da sociedade para contribuir com conhecimento técnico, sempre com ética. Onde tem o Crea-SC, tem a marca da responsabilidade.”
Debates sobre comunicação e gestão
O advogado constitucionalista André Marsiglia abriu o evento com uma reflexão sobre a importância da liberdade de imprensa e de expressão para a democracia brasileira.
O Sebrae/SC apresentou estratégias para a gestão eficiente de pequenos negócios, uma temática relevante para os jornalistas que atuam em cidades do interior.
A Abralegal abordou as principais questões relacionadas à publicidade legal, um tema de grande interesse para os veículos de comunicação.
Marcello Natale e Leo Becker debateram as oportunidades e os desafios da era digital para o jornalismo, com foco em inteligência artificial e produção de conteúdo para as redes sociais.
Prêmio Adjori de Jornalismo
Paralelamente ao congresso, a Adjori/SC realizou a premiação dos melhores trabalhos jornalísticos do ano. O Prêmio Adjori/SC, considerado o maior concurso jornalístico de Santa Catarina, reconhece a excelência dos profissionais da comunicação e estimula a produção de conteúdo de qualidade.
A categoria de fotojornalismo teve participação da jornalista Claudia de Oliveira, do Crea-SC, na equipe de jurados.