Crea-SC participa de seminário sobre gestão de riscos e desastres em Joinville

Evento realizado na Inspetoria do Conselho reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais para discutir riscos, monitoramento e resposta a eventos extremos
O Crea-SC participou nesta terça-feira, 20 de outubro, do Primeiro Seminário Municipal de Defesa Civil de Joinville, realizado no auditório da Inspetoria do Conselho. Promovido pela Defesa Civil do município, o encontro reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais para discutir prevenção, monitoramento e resposta a desastres.
O Conselho foi representado pelo inspetor-chefe da unidade de Joinville, engenheiro mecânico – automação e sistemas Ronaldo Aparecido Azevedo, e pelo coordenador do Comitê de Gestão de Crise do Crea-SC, engenheiro Jackson Luiz Jarzynski.

Prefeita Rejane Gambin

Diretor da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter
A abertura contou ainda com a prefeita Rejane Gambin, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Paulo Rogério Rigo, e o diretor da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter. A mesa abriu uma programação voltada à integração entre poder público, conhecimento técnico e ações de prevenção.
“Nós estamos aqui para falar sobre um assunto tão importante que mexe tanto com a nossa cidade. Só sabe a dor de ver uma família desabrigada, fora de casa, com as crianças chorando, quem viu. Então, por isso que esse momento é tão importante”, afirma a prefeita Rejane Gambin.
Segundo Maiko Richter, a proposta do seminário é ampliar a troca de experiências e fortalecer a gestão de riscos e desastres no município. Para o diretor, esse trabalho depende da atuação integrada de diferentes áreas e instituições.
“O evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e trabalhos desenvolvidos por todos os órgãos e entidades governamentais, universidades ou organizações comunitárias que desempenham alguma ação em proteção e defesa civil no município.”, disse.

Secretário de Proteção e Defesa Civil, Paulo Rogério Rigo
Com o tema “Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Resiliência Urbana, Tecnologias de Monitoramento e Participação Social”, o seminário abordou mapeamento de áreas de risco, estabilidade de encostas, inundações, obras de contenção, drenagem, monitoramento hidrometeorológico e sistemas de alerta.
Para Ronaldo Azevedo, a realização do encontro na Inspetoria amplia a aproximação entre profissionais, poder público e instituições envolvidas na prevenção de desastres.
“Colocar a inspetoria à disposição para um encontro como este reforça o papel do Crea-SC na aproximação entre os profissionais, o poder público e a sociedade. A prevenção de desastres exige planejamento e conhecimento técnico, e a Engenharia tem uma contribuição direta nesse trabalho”.


Eng Mecânico Ronaldo Azevedo, inspetor chefe do Crea-SC em Joinville

A participação de Jackson Jarzynski levou ao encontro a experiência do Comitê de Gestão de Crise do Crea-SC, que atua na articulação de profissionais e competências técnicas para contribuir com ações preventivas e com o atendimento a situações de emergência.
“A resposta a um desastre começa muito antes da emergência. É preciso conhecer os riscos, planejar, preparar equipes e integrar as instituições. O Crea-SC pode contribuir reunindo profissionais de diferentes áreas e colocando essa capacidade técnica à disposição da Defesa Civil e da sociedade”, afirmou Jarzynski.
Segundo o presidente do Crea-SC, Kita Xavier, sediar o evento reforça a Inspetoria de Joinville como espaço de integração entre profissionais, entidades e poder público e amplia a contribuição do Conselho ao debate sobre prevenção de riscos e desastres.
O seminário reuniu equipes de Defesa Civil, representantes de universidades, comunidade técnico-científica, agentes de segurança pública, gestores municipais, integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, empresas e moradores de Joinville.
Fotos: Divulgação SECOM Joinville




