Ponte Hercílio Luz: 95 anos

image_pdf

 

Nesta quinta-feira, 13 de maio, a Ponte Hercílio Luz, o principal cartão-postal de Santa Catarina completa 95 anos. A construção de 821 metros de comprimento é considerada um das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil.

 

Inicialmente a obra levaria o nome “Ponte da Independência”, mas foi renomeada antes de sua inauguração para homenagear o governador que assinou o contrato para a construção da ponte, o engenheiro Hercílio Luz, que morreu dois anos antes da entrega da obra, em 1926.

 

No mundo apenas outras duas outras pontes foram construídas utilizando o sistema de sustentação por barras de olhal, ambas em Ohio, nos Estados Unidos. As obras entregues em 1928 já não existem mais, a Silver Bridge, colapsou em 1967 matando 46 pessoas, e a Fort Steuben Bridge, foi demolida em 2012. O projeto da Ponte Hercílio Luz foi assinado pelo engenheiro norte-americano David Barnad Steinman.

 

A primeira ligação entre Ilha e o continente teve o trânsito de carros e pedestres interrompidos completamente por 28 anos e foi reaberta no dia 30 de dezembro de 2019. A restauração para a reabertura durou 13 anos.

 

O Crea-SC se orgulha de fazer parte da história de recuperação e restauração da Ponte Hercílio Luz e parabeniza o trabalho dos profissionais e empresas de engenharia que estiveram envolvidos nessa obra.