Ozires Silva destaca papel da educação para mudanças no país durante o 12º CEP

image_pdf

 

Em todo o estado foram realizados 23 encontros regionais preparatórios com a participação de 1.200 profissionais. Foram apresentadas 74 propostas de mudanças na Legislação do Sistema

“Educação é a base para a transformação, pois não tem fronteiras”, destacou o ex-ministro de estado da infraestrutura e ex-presidente da Petrobrás, Dr. Ozires Silva. Ele foi o destaque da noite de abertura do 12º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais, nos dias 10 e 11.06 , na Celesc, em Florianópolis. O evento foi organizado pelo CREA-SC em parceria com as entidades de classe do setor tecnológico.

O Engenheiro de Aeronáutica explanou sobre o tema “Liderança e Ética Profissional”, para cerca de 230 profissionais, entre eles, os mais de 200 delegados eleitos durante os 23 encontros regionais preparatórios realizados em todo o estado. O palestrante falou da necessidade de mudanças institucionais no país, lembrou que pela constituição todo o poder emana do povo e que a ética deve prevalecer na vida de cada cidadão. 

Esclareceu sobre o processo de globalização ressaltando que os produtos estão nos mercados do mundo todo, mas que os produtos brasileiros não chegam aos mercados internacionais. Segundo Ozires é preciso inverter os processos, melhorando os meios de competição com  conhecimento, competência, atitude e inovação. “Não basta inventar produtos inteligentes é preciso empreender com a visão de que é necessário produzir e vender para todos.”

Contou sua trajetória à frente da Embraer, desde a criação do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, à fabricação dos primeiros aviões, até a empresa se tornar uma grande multinacional. “Educação é a base para a transformação, pois não tem fronteiras. Precisamos aprimorar as técnicas de ensino e melhorar o ritmo de aprendizagem dos nossos alunos, com valorização dos professores e profissionais.”


Abertura 

O diretor geral da Mútua Nacional, Eng. Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, esclareceu sobre o projeto da Mútua em parceria com o Sistema Confea/Crea de criar a Universidade Coorporativa, visando à educação continuada dos profissionais. Em Santa Catarina a proposta já tem apoio do SEBRAE, UDESC e CREA. “Estamos discutindo os detalhes com os diretores e alunos.” Falou também do apoio integral da Mútua em defesa da manutenção da ART e contrário ao projeto que tramita no Congresso e Senado Federal.

O coordenador do 12º CEP e coordenador do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER), Eng. Agrim. Valdir Pedro Schneider, fez um agradecimento especial ao trabalho da comissão organizadora destacando o empenho de todos na realização dos 23 encontros regionais preparatórios. “Como resultado, tivemos a aprovação de 74 propostas que, após sistematização, resultaram em 32 propostas e 27 moções.”

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier destacou o caráter democrático e participativo desta edição do CEP. “Santa Catarina é um estado de vanguarda nas participações do CNP, sempre apresentando e defendendo propostas com respaldo nacional, muitas delas efetivadas e que resultaram em melhorias na legislação do Sistema”.

Ressaltou a importância dos delegados defenderem as proposições do estado, lembrando que estarão representando os interesses coletivos dos mais de 60 mil profissionais catarinenses. “Esta é a essência do CEP, com as mudanças partindo das bases do Sistema, os profissionais que desempenham dia após dia suas atividades técnicas, fundamentais para o desenvolvimento da nação.”

Lembrou que o momento é de fortalecimento da autonomia das instituições jurídicas e de segurança do país com figuras políticas e empresariais sendo julgados e condenados por falhas ou desvios de conduta ética, moral e profissional. “Esta é a postura que desejamos também para as nossas profissões e para o Sistema Confea/Crea e Mútua.”

O presidente do Confea, Eng. civil José Tadeu da Silva, falou da importância dos temas da 73ª  Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) – A Engenharia a favor do Brasil – e do 9º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP) – O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras – sobretudo pelo momento de dificuldade que vivencia o país.

Para ele, as soluções para os impasses passam pelas mãos dos profissionais do Sistema. “Temos o conhecimento técnico-científico e fomos treinados para resolver problemas. As autoridades precisam se espelhar nos países desenvolvidos e colocar o poder de decisão nas mãos dos profissionais da engenharia e da agronomia.”

Ressaltou a proposta de resolução que vai atender as demandas das entidades de classe em substituição as resoluções 1052 e 1053, que deve ser aprovada na próxima reunião plenária extraordinária, convocada para o dia 13 de junho. Disse ainda que as leis 13.019/2014 e 13.204/2015 que estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil abrem precedentes para a singularidade das entidades.  “Já estamos trabalhando numa nova proposta de resolução embasada nestas leis que deve solucionar decisivamente a questão do repasse às entidades.”

Representando o presidente da Celesc, Eng. Elestric. Cleverson Siewert, o assistente da Diretoria de Distribuição da Celesc, Eng. Eletric. Pablo Cipani Carena, destacou os investimentos e os projetos de expansão da Celesc visando qualificar ainda mais os serviços à população catarinense.

Entre as demais autoridades da mesa estavam o coordenador do Colégio de Diretores Regionais do CREA-SC, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, o diretor geral da Mútua Santa Catarina, Eng. Agr. Luiz Carlos Coelho e o presidente da CREDCREA, Eng. Civil Gelásio Gomes.

 

Encontros preparatórios tiveram participação de mais de 1.200 profissinais 

No sábado foi realizada a votação das propostas e das moções aprovadas nos encontros preparatórios e também a eleição dos 16 delegados que irão representar Santa Catarina no 9º Congresso dos Profissionais por meio de chapa. 

Confira aqui a relação dos nomes da chapa vencedora

 Veja aqui as propostas.

 

9º CNP

O objetivo do 12º CEP é discussão e a proposição de políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais do Sistema no desenvolvimento nacional e maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Durante o CEP serão eleitos 16 delegados catarinenses que participarão do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), de 1 a 3 de setembro de 2016, em Foz do Iguaçu (PR).

 

O 9º CNP traz como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, com o objetivo de discutir e apresentar propostas visando à melhoria da organização profissional e da fiscalização do exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, por meio da alteração da Lei 5.194/66.

As propostas estão divididas em três eixos temáticos: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. As proposições aprovadas no Congresso Estadual serão encaminhadas para apreciação e aprovação do plenário do 9º CNP – Congresso Nacional de Profissionais.

 

 

CURRÍCULO DO PAESTRANTE – Dr. Ozires Silva

·          Oficial Aviador e Piloto Militar pela Escola de Aeronáutica (1951), do Campo dos Afonsos – RJ;
·          Serviu na Amazônia durante 4 anos voando no Correio da Fronteira, mantido pela Força Aérea Brasileira e, mais tarde, no Correio Aéreo Nacional;
·          Graduado em Engenheiro de Aeronáutica (1962), pelo ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, de São José dos Campos – SP;
·          Pós-Graduado em Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH), nos Estados Unidos.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
·          Professor do ITA;
·          Liderou o grupo que promoveu a criação da EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica SA, que dirigiu desde sua fundação em 1970 até 1986 e, entre 1991 e 1995, quando conduziu o processo de privatização da empresa;
·          Presidente da PETROBRÁS - Petróleo Brasileiro AS;
·          Ministro de Estado da Infra-Estrutura;
·          Presidente da VARIG S.A;
Atualmente:
·          Presidente do Conselho Consultivo do WTC – World Trade Center de SP
·          Presidente do Conselho de Administração de várias empresas.
·          Presidente Do Conselho de Administração da PELE NOVA Biotecnologia S.A, empresa da qual participou na criação em 2002.
·          Reitor do Centro Universitário UNIMONTE (Universidade Monte Serrat), Santos, SP
·          Conselheiro da ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas e de Marketing do Brasil
·          Membro do Conselho de Política Social da Federação de Comércio do Estado de S. Paulo   
·          Membro da Diretoria do Instituto de Engenharia de S. Paulo
·          Membro Conselho Curador da Fundação Dom Cabral
·          Membro do Conselho da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia da Universidade de S. Paulo
·          Membro do Corpo de Árbitros da câmara de Arbitragem da Bolsa de Valores de S. Paulo
·          Membro do Conselho da SAE Brasil
·          Membro da União Panamericana de Engenharia
·          Conselheiro da Associação de Comércio Exterior do Brasil
·          Membro do Conselho da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *