Nova Ponte Bulcão Viana será entregue à comunidade em Tijucas

Projeto preservou características da ponte antiga construída em 1930, com apoios revestidos com pedras, estrutura em treliças metálicas e assoalho em madeira

A nova Ponte Bulcão Viana será finalmente entregue à comunidade tijuquense após anos de espera e reivindicações, trazendo benefícios à sociedade e à economia do município.

Construída em 30 de abril de 1930, a Ponte Bulcão Viana, foi interditada em 2014 devido a problemas nas fundações. Durante décadas foi a principal ligação entre o Norte e o Sul do estado, até a construção da BR-101.

Com fundações comprometidas, ponte foi interditada em 2014 (Crédito foto: Portal NSC)

A primeira ponte tem uma história peculiar e foi construída com materiais excedentes da construção da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis. Também foi colocada em funcionamento na mesma época. Desde sua inauguração, nunca passou por grandes reformas.

O Eng. Civil Miguel do Nascimento Cardoso, responsável técnico pelo projeto, conta que em 2016, foi procurado pelo prefeito Elói Mariano Rocha, para verificar a possibilidade de uma restauração.

Eng. Civil Miguel do Nascimento Cardoso, responsável técnico pelo projeto

Durante visita técnica, constatou-se que as fundações estavam comprometidas. A sugestão então foi a elaboração de um novo projeto, mantendo-se as mesmas características da ponte antiga, porém com maior capacidade de carga. As tratativas foram com o secretário municipal de administração e finanças, Rosenildo de Amorim, explica o engenheiro.

“O projeto teve como intuito reproduzir a obra original. Procuramos manter a estética da ponte antiga, revestindo os apoios feitos em concreto, mas revestidos com pedras, a superestrutura em treliças metálicas e o assoalho projetado em madeira”. Segundo Miguel também foi desenvolvido, por outra empresa, um projeto de iluminação para a nova Ponte. A capacidade de carga, que era de 15 toneladas, foi ampliada para 30 toneladas.

Além da importância social e econômica para o desenvolvimento do município, fazendo a ligação entre os bairros Pernambuco e XV de Novembro, dando acesso também aos bairros do Timbé, Itinga e Centro, a nova ponte terá relevância como ponto turístico da cidade e será entregue a comunidade no mesmo ano em que a Ponte Hercílio Luz também foi aberta ao público após décadas de restauração.

O engenheiro Miguel, que já participou de vários projetos e obras, diz que este é especial pelo contexto histórico e vínculo com o principal cartão postal de Santa Catarina. “Sinto uma satisfação maior por este projeto, pela sua importância histórica e também por contribuir com a preservação dos monumentos do nosso estado”.

• Engenheiro responsável: Eng. Civil MIGUEL DO NASCIMENTO CARDOSO
• Empresa: CALCAM ENGENHARIA DE PROJETOS E SOLUÇÕES LTDA
• Engenheiros civis que fizeram parte da equipe: ANDRÉ LUIZ DE ANDRADE VIEIRA, FABIANO ZERMIANI, NELSON SAVARIS e WILSON SPERNAU. (Graduados pela UFSC).
• Empresa executora e vencedora da licitação: SALVER
• Valor que venceu a licitação, segundo o Portal Transparência da Prefeitura de Tijucas, R$ 4.310.792,40, em 28/11/2018. https://e-gov.betha.com.br/transparencia/01037-041/con_contratos.faces

• Data do projeto: ano 2018
• Data início da obra: ano 2019