Lideranças do sistema celebram o Dia Internacional da Mulher na Engenharia e conquistas da profissão em evento na sede do Crea-SC

image_pdf

 

 

 

Com auditório cheio, o Crea-SC celebrou nesta quarta-feira, 27, o Dia Internacional da Mulher na Engenharia. Inteligência Artificial e Educação Financeira pautaram as palestras da noite. O evento foi organizado pelo Comitê Mulher do Conselho em comemoração à data que foi instituída em 23 de junho de 2014, pela Women’s Engineering Society, do Reino Unido, com intuito de fortalecer o espaço das engenheiras na profissão, antes majoritariamente ocupado por homens. Na ocasião foi também lançada a Associação das Mulheres Engenheiras, AME-SC. O presidente Kita, que coordena o Comitê Mulher do Crea, reforçou a necessidade cada vez maior da representatividade feminina no sistema, que hoje é de 20%, e elogiou a presença de tantas profissionais no plenário. O evento foi transmitido pelo Youtube do Conselho e teve o apoio da CredCrea e da Sienge.

 

 

 

 

 

 

Na mesa de abertura estavam também a coordenadora adjunta do Comitê Mulher e vice-presidente do Crea-SC, engª. Fernanda Vanhoni, a coordenadora da regional sul do Confea, engª. Caroline Burtet, representando o presidente, eng. Vinicius Marchesi, a coordenadora adjunta do CDR e diretora regional da inspetoria de Criciúma, engª. Kamila Rodrigues da Silva, a coordenadora do CDER, engª Rafaela Fabris, a diretora financeira da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SC e membro do comitê mulher, eng. Roberta Maas dos Anjos e o presidente da Credcrea, eng Gelásio Gomes. O diretor geral da Mútua-SC, eng. Álvaro Dourado também estava presente, entre outras lideranças, profissionais, assessoras e colaboradoras. O cerimonial foi da jornalista e assessora da presidência Claudia de Oliveira.

 

 

 

 

 

A vice-presidente Fernanda anunciou a fundação da AME – Associação das Mulheres Engenheiras, agora oficialmente constituída. “Essa foi uma proposta da engª Sílvia Santos, e vinhamos debatendo a fundação há algum tempo, comemoramos hoje a efetivação deste importante passo e convidamos as profissionais a se associar”.

 

A engª Caroline destacou que essa representatividade precisa ser potencializada pelas lideranças femininas do sistema. “Tenho certeza de que vocês conhecem uma profissional que ainda não participa do sistema e é através de nós que elas vão reconhecer o valor de estar aqui, e lutar pela valorização da nossa causa”.

 

 

 

Entidades de Classe, CredCrea e Comitê Mulher Confea – A coordenadora do CDER Rafaela Fabris falou sobre os desafios do que é ‘ser mulher na engenharia’ e do que é estar no Crea-SC, convidando as presentes para se associarem às entidades de classe e o quanto isso colabora para fortalecer sua atuação nas engenharias.

 

O presidente da CredCrea, eng. Gelásio Gomes destacou os grandes avanços nestes 45 anos de profissão, considerando a atuação das engenheiras, e aproveitou a oportunidade para homenagear as funcionárias da cooperativa, comemorando ainda os 20 anos de fundação da CredCrea. “As mulheres estão conseguindo esse espaço pela sua competência, reconhecidamente de alto valor”.

 

A engenheira Roberta comemorou as ações junto ao Comitê Mulher do Confea. “A cada evento nossa presença é engrandecedora. Questionamos a nossa participação no sistema e a frente dos cargos de liderança. Isso é primordial”.

 

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui a galeria de fotos