IV Conexão Suécia destacou modelos nórdicos de inovação em Santa Catarina

image_pdf

Blumenau recebeu o IV Conexão Suécia, edição que marcou a continuidade do projeto iniciado em 2016, em Florianópolis. Desde então, três eventos (Conexão Suécia, Missão Suécia e Cidades Sustentáveis) foram promovidos – com apoio do CREA-SC – estreitando as relações entre Santa Catarina e o país europeu.

Para esta conferência, especialistas suecos em inovação estiveram no Vale do Itajaí interagindo com engenheiros, empresários, administradores, empreendedores, classe política, profissionais de TI e do ecossistema de inovação e criando oportunidades para troca de experiências, debates qualificados e promoção de novos negócios entre os países.

O encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). O evento teve a mesma dinâmica da primeira edição, com três renomados palestrantes europeus falando sobre diferentes áreas de atuação e a possibilidades de parcerias com o Brasil.

os debtes tiveram como foco a inovação, negócios e ambiente de desenvolvimento tecnológico. Encerradas as apresentações, foram  organizados painéis com debates sobre os assuntos, trazendo as experiências suecas para a realidade catarinense e apontando a viabilidade para a implantação dos modelos por aqui.

 

Presidente Eng. Agr. Ari Neumann e os diretores Eng. Sanit. Amb. e Civil Roberta Maas dos Anjos, 1ª Vice Presidente; Eng. Ftal Gláucia Gebien, 2ª Secretária e Eng. Eletric. Evânio Ramos Nicoleit, 1º Tesoureiro na 4ª edição do Conexão Suécia.

“A troca de experiências e conhecimentos com nações que estão na vanguarda da inovação e do desenvolvimento sustentável é fundamental para desenvolvermos uma concepção construtiva sobre o que desejamos para o nosso país nas próximas décadas”, destaca o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann. Segundo ele, o contato com modelos, projetos e cases de inovações internacionais fomenta a sinergia de novos empreendimentos entre as nações. “São eventos como este que intuem e promovem o debate objetivo e enriquecem os processos criativos entre profissionais e pesquisadores.” 

“Blumenau e todo o Vale do Itajaí ganham muito com o evento. Nosso ecossistema de inovação está dialogando com especialistas suecos e buscando entender os modelos de interação e colaboração da Indústria – Academia e Poder Público usados naquele país, referência mundial na área de inovação”, exalta o diretor de Assuntos Tecnológicos e Inovação da ACIB e professor da FURB, Everaldo Artur Grahl.

A primeira palestra do evento foi “Modelo Sueco de Open Innovation: Conectando Grandes Empresas com Startups”, com Lars Birging, desenvolvedor de negócios no Science Park Jönköping, trabalhando com novas ideias e empresas estabelecidas. Na sequência, um painel voltado aos “Desafios e possíveis adaptações do modelo sueco para Santa Catarina”, com o Adm. Miguel Rivero Neto e Lars Birging, aproximou a realidade europeia ao modelo catarinense.

Klas Hakan Alm proferiu a segunda palestra do dia, “O Estilo Sueco de Inovação nas Gigantes da Indústria”. Klas é CEO da Vision House, empresa de TI situada na Tailândia e presta serviços para empresas como Scandinavian Airlines System (SAS), LG e Tetra Pak. O painel “Inovação nas empresas catarinenses, fatores de sucesso e a 4ª Revolução Industrial”.

Por fim, Jacob Poulsen, diretor de Ciência e Inovação da Embaixada da Suécia no Brasil, apresentou “Os fatores que tornaram a Suécia o segundo país mais inovador do mundo”, seguido do painel “Desafios para construir um ambiente favorável para negócios inovadores e bilaterais”, com a participação do professor Jonas Lindstrom e de Raul Wazlawick.

A grande novidade deste ano foi a Rodada de Negócios Brasil e Suécia, realizada em parceria com o Science Park, instalado na Universidade de Jönköping, onde são criadas cerca de 300 novas empresas por ano com foco no desenvolvimento de produtos e suporte para solução de demandas externas de empresas.

“Essas atividades engrandecem muito nosso estado nos próximos anos. Conhecemos melhor o modelo de liderança sueco que é focado em pouca hierarquia e trabalhos a longo prazo, eles arriscam pouco nos negócios, porém trabalham com uma margem menor de erro”, avalia o Adm. Miguel Rivero Neto, da VEC – Valor e Competência, realizadora do evento.

Com o objetivo de gerar parcerias entre os empresários catarinenses e o setor privado sueco, a primeira Rodada de Negocios  teve como foco o Setor de Tecnologia da Informação, tema escolhido devido à vocação de Santa Catarina para a área e o adiantado estágio nórdico neste quesito. A programação foi composta de dois momentos específicos: apresentação das empresas brasileiras e suas soluções e apresentação dos suecos sobre oportunidades, pré-requisitos, agenciamento e tipos de negociação.

“A ideia do evento foi compartilhar e replicar o modelo sueco de inovação. O princípio de unir a academia ao meio empresarial, trabalhando em conjunto é um dos pilares do desenvolvimento nórdico. Acreditamos que as similaridades de Santa Catarina com o país europeu podem tornar estas parcerias viáveis e valorosas para nosso estado”, destaca Miguel Rivero.

Conexão Suécia
Data: 7 e 8 de agosto
Horário: 14h30 às 20h40 e 13h às 19h
Local: Centro Empresarial de Blumenau
www.conexaosuecia.com.br

fonte: exame.abril.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *