CREA-SC promove 7º Seminário do Meio Ambiente

 

 

 

O Crea-SC realizou no dia 6 de novembro, em Florianópolis, a 7ª edição do Seminário de Meio Ambiente. Organizado pela Comissão de Meio Ambiente, o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado das 8 às 16 horas.

 

O evento contou com palestras que debateram sobre temas da área. A palestra sobre Tecnologias Aplicadas para Otimização de Estações de Tratamento de Efluente, foi ministrada pelo Eng. Civ. Thiago Lopes da Silva Araújo, diretor comercial da BIOPROJ Tecnologia Ambiental.

 

Outro tema em debate foi o Destino dos Resíduos Sólidos Classe ll da Construção Civil, abordado pelo Eng. Ftal. Agnaldo Scarassati, especialista na área ambiental e o case empresarial, apresentado por Rafael de Mendonça Arteiro, sócio fundador da empresa Legatus Ambiental.

 

Outro case de sucesso foi o da Implantação e Manutenção do Sistema de Tratamento de Esgoto Municipal (SAMAE) de São Ludgero, apresentado pela Adm. Judite Peters Schurohff, diretora Samae, de São Ludgero. O seminário encerrou com a palestra sobre Aterros Sanitários e Geração de Energia, ministrada pelo Eng. Mec. James Rojas Waterhouse, consultor ambiental.

 

Durante abertura o presidente do CREA-SC, Eng. Ari Geraldo Neumann, afirmou que a temática é recorrente no meio técnico, científico e profissional, mas permeia também a vida pessoal e em sociedade ao promover a reflexão sobre a utilização e o aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável. “Além do conhecimento técnico é preciso imperar sempre o bom senso, buscando o equilíbrio entre a preservação e o bem estar social,” destacou.

 

O coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREA-SC, Eng. Ftal. e Seg. Trab. André Leandro Richter disse que o evento é importante porque traz para Santa Catarina e para o Brasil o que há de mais moderno em termos de tratamento de esgoto, geração de energia através de resíduos sólidos, além de casos de sucesso como o da implantação em 100% do esgoto tratado no município de São Ludgero, em Santa Catarina. “São estratégias e ações de tecnologias que estão sendo desenvolvidas no setor de saneamento no Brasil e no mundo. Assim, podemos disponibilizar essa tecnologia e esse conhecimento a todos os engenheiros do estado “, pontuou Richter.

 

Também integraram o lounge de autoridades, o vice-presidente do CREA-SC, Eng. Civil Miguel Ângelo da Silva Mello e o conselheiro Eng. Civil Rafael Wolter, membro da Comissão de Meio Ambiente.

 

Veja a  programação completa.

Confira as palestras ministradas:

– Tecnologias Aplicadas para Otimização de Estações de Tratamento de Efluentes | Eng. Civ. Thiago Lopes da Silva Araújo – Diretor Comercial da BIOPROJ Tecnologia Ambiental

– Destino dos Resíduos Sólidos Classe ll – Inertes da Construção Civil
Legislação – Eng. Ftal. Agnaldo Scarassati, Dr., especialista na área ambiental |
Case Empresarial – Rafael de Mendonça Arteiro, Sócio Fundador da Empresa Legatus Ambiental

Aterros Sanitários e Geração de Energia | Eng. Mec. James Rojas Waterhouse, Dr., consultor ambiental

 

CONFIRA OS VIDEOS