INFRAVIA apresenta versão 2.0 para o sistema e novo piloto no Sapiens Parque

 

Foi apresentado dia 21/03 no Sapiens Parque, o novo projeto do sistema INFRAVIA, em sua versão 2.0, com novas funcionalidades, como melhorias no pavimento intertravado, sistema de proteção das redes de infraestrutura contra raízes e o sistema de gestão de segurança. A apresentação contou com a presença de gestores e equipe técnica do Sapiens Parque, concessionárias de infraestrutura, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

 

Na última quinta-feira (22), o conselheiro Eng. Civil Aloisio Pereira da Silva, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF) apresentou o projeto novamente ao presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann e assessores técnicos.

 

Estas melhorias vem a ampliar o portfólio de benefícios do sistema frente ao modelo atualmente empregado, trazendo inúmeras vantagens, além de disponibilizar tecnologias ainda não ofertadas atualmente, melhorando seu desempenho a baixo custo de implantação e operação.

 

“É importante para o CREA-SC participar de projetos que propõem tecnologias e soluções inovadoras. O sistema INFRAVIA traz exatamente esta concepção, mostrando que é possível conciliar modelos sustentáveis, inteligentes e também economicamente viáveis”, ressalta o presidente do CREA-SC, o Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann.

 

O novo piso intertravado oferece além das vantagens de fácil construção e manutenção a baixo custo, melhorias na sua superfície, tornando o deslocamento mais agradável, ampliando aspectos relacionados a acessibilidade, principalmente quanto ao uso de equipamento que utilizam rodas, como carrinhos de bebê e cadeiras para PNE.

 

O sistema de proteção das redes contra raízes, vem de encontro à uma política de arborização de nossas cidades, tornando estes espaços mais agradáveis, visto que em muitas cidades a arborização é suprimida pelos danos causados às redes de infraestrutura.

 

O sistema de gestão de segurança, vem estabelecer um novo padrão na gestão das redes de infraestrutura e seu entorno, visto que monitora em tempo real, com resultados acessados por equipamentos como celulares, tablet e PC via internet, movimentações no pavimento das calçadas e ciclovias, como escavações não autorizadas, vandalismo, terrorismo e furto dos ativos, bem como vazamentos e anomalias nas redes.

 

A atualização do projeto piloto do sistema INFRAVIA já instalado no Sapiens Parque para a versão 2.0, contará com o patrocínio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), onde em reunião no dia 23/03, o projeto foi apresentado à presidência, manifestando o apoio ao projeto.

 

“Outro fato relevante nesta etapa é a importância da participação ativa das concessionárias que operam as redes de infraestruturas, que serão convidadas a participar nas fases de projeto, construção e testes, sem nenhum custo as mesmas, visando coletar contribuições destas referentes a atualização 2.0 e propor melhorias ao sistema”, cita o idealizador do INFRAVIA, o Eng. Aloisio Pereira da Silva.