4º Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais reúne lideranças classistas em Brasília

A preocupação com a PEC-108 foi um dos temas tratados no 4º Encontro Nacional dos Colégios de Entidades Regionais (Cders), realizado em Brasília. O evento contou com a participação do presidente do Confea, Eng. Civil Joel Krüguer, durante a abertura, na manhã desta 3ª feira (03/12).

Representando o CREA-SC o coordenador do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER/SC), Eng. Agrim. Valdir Schneider. Participaram também Fabyola Resende, gerente da Gerência de Relações Institucionais (GRI), do Confea, o geógrafo Danilo Serrano (Cder-PR),e de João Bosco, eng. agr. e conselheiro federal que coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais).

Joel Krüger falou da meta em atender uma das demandas das entidades no sentido de que parte da arrecadação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) seja dirigida às entidades. Atualmente,  recebem parte do que é arrecadado com as multas. O presidente do Confea também falou da importância das ações parlamentares que aproximam as lideranças, o Sistema e os profissionais.

No final de outubro, o coordenador do CDER/SC, Eng. Agrim. Valdir Schneider, acompanhado do presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann; e do assessor parlamentar, Eng. Mec. Wilson Floriani, estiveram em Brasília desenvolvendo uma ação parlamentar junto aos deputados federais da bancada catarinense.

O objetivo foi de alinhar o apoio dos parlamentares aos projetos de lei que tem relação e/ou interferem nas profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e entidades de classe, sobretudo, o posicionamento contrário à Proposta de Emenda à Constituição – PEC 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos de profissões regulamentadas.