Eng. Civil Caetano Palma Neto do CREA-SC é um dos ganhadores do Prêmio Mútua 2019

 

 

O Eng. Civil  Caetano Palma Neto, do CREA-SC, é um dos ganhadores do Prêmio Mútua 2019, que selecionou projetos ligados à inovação, ao empreendedorismo, à sustentabilidade e ao impacto social. O mutualista transforma produtos de descarte em tijolos para a construção civil e vai receber a premiação durante a programação da Mútua na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Palmas (TO).

 

Ontem, durante o 8º EPEC – Encontro de Presidentes de Entidades de Classe, realizado na Unisociesc Campus Continente, em Florianópolis, o engenheiro foi parabenizado pela conquista. Ele também foi eleito um dos coordenadores regionais do Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina (CDER-SC), representando a Região do Planalto Serrano.

 

Saiba mais sobre o projeto

 

A proposta é transformar produtos de descarte do lixo doméstico urbano e industrial em tijolos para a construção civil garantindo ao engenheiro um lugar no Prémio Mútua 2019. Trata-se de um compósito de polímeros (petroquímicos de segunda linha) e fibras de celulose, presentes em praticamente todos os resíduos, primários e secundários do “lixo” urbano doméstico e industrial, como todos os tipos de plásticos, todos os tipos de papéis, embalagens tipo longa vida, embalagens aluminizadas (salgadinhos), todos os descartáveis (copos, pratos), filtros de cigarro, fibra de vidro, lã de vidro, lã de rocha, todos os derivados de poliuretano (isopor, espuma e borracha), todos os tipos de couro (legítimos ou sintéticos) e todos os tipos de tecidos.  Cada resíduo na devida proporção é transformado e, após a determinação do traço, são prensados em moldes lisos ou estampados. Podem ser utilizados em painéis para forro, divisórias tipo wall, blocos de fechamento e vedação.