Encontro Regional Sul de Arborização Urbana debate planos municipais como ferramenta de planejamento

A conselheira Eng. Ftal Glaucia Gebien, representou o CREA-SC e a Câmara Especializada de Engenharia Florestal, no IV ERSAU – Encontro Regional Sul de Arborização Urbana e I Fórum Paranaense de Arborização Urbana, realizado de 24 a 27 de abril de 2019, em Dois Vizinhos-PR. O evento contou com minicursos, palestras, painéis, exposições e viagens técnicas e teve como tema central os “Planos municipais de arborização urbana como ferramenta de planejamento”.

 

A palestra do prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Esalq/USP) sobre o “Uso de Tecnologias na Gestão da Arborização Urbana” foi o destaque da abertura, evidenciando a arborização urbana como ciência. O Brasil ocupa o 9° lugar em literatura científica, segundo o Scopus de novembro de 2018. Apesar de muito material, pesquisa e publicações, ainda há poucas ações práticas em nível nacional.

 

O período da tarde contou com dois painéis: “Gestão e Manejo da Arborização Urbana” com contribuição de especialistas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Prata/RS e internacionais; e “A atuação profissional nos Planos Municipais de Arborização Urbana”, este com participação de representantes de CREAS e CRBIO, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

“Neste painel, pude apresentar dados relativos às ARTs anotadas pelos profissionais em Santa Catarina. Os números mostram que há poucos profissionais atuando na área e que, infelizmente, ainda há muita informalidade e falta de técnicas para execução de projetos de arborização urbana ou atividades afins. Observamos que Paraná saiu na frente na região Sul, formando uma equipe multiprofissional para avaliar os Planos Municipais de Arborização Urbana, grupo formado a partir de uma demanda do Ministério Público, exemplo a ser seguido pelos demais estados,” relatou Glaucia.