Dezenove inspetores do CREA-SC tomam posse em Curitibanos

image_pdf

Cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (13), com a presença do presidente do CREA, Kita Xavier, e o diretor regional de Curitibanos, Sergio Provesi

Na noite de ontem (13), o auditório da prefeitura de Curitibanos foi palco da cerimônia de posse dos inspetores regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). O evento contou com a presença do presidente do CREA-SC, Eng. Kita Xavier, que expressou sua satisfação em liderar a instituição e destacou a importância do trabalho voluntário em prol dos profissionais da engenharia e agronomia, assim como da comunidade. “Este trabalho é gratificante, nos dedicamos em prol dos nossos profissionais da engenharia, agronomia e geociência. São mais de 70 mil profissionais cadastrados no CREA-SC, além de 20 mil empresas e 300 modalidades profissionais”, destacou.

O presidente Kita ressaltou a criação recente de um comitê de crise para auxiliar vítimas, demonstrando o compromisso do CREA em momentos de necessidade. Além disso, ele enfatizou a relevância do trabalho dos inspetores, que representam o CREA em suas respectivas regiões e desempenham um papel fundamental na fiscalização e orientação técnica. “O Crea-SC vem trabalhando em prol da comunidade. Recentemente, montamos um comitê de crise oficial para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul, da mesma forma que fizemos aqui no ano passado, em outubro. Montamos um comitê onde disponibilizamos diversos profissionais para auxiliar, prefeituras e defesas civis dos municípios, conseguimos mobilizar 30 geólogos em todo o estado. Como nossos inspetores realizam um trabalho honorífico, essa equipe do comitê de crise também realiza um trabalho muito legal de doação de seus honorários para ajudar a população. O trabalho voluntário é fantástico, gratificante e enobrece todos os profissionais, deixando, o CREA muito orgulhoso”, frisou.

O diretor da inspetoria regional do CREA em Curitibanos, Sergio Provesi, também compartilhou sua experiência e destacou a diversidade de modalidades de engenharia representadas pelos inspetores. O engenheiro, que atua como diretor há quase cinco anos, mencionou sua trajetória de 37 anos como engenheiro civil e sua transição para o papel de diretor da inspetoria após anos como conselheiro. “São 19 inspetores, incluindo eu, que sou o diretor. Os inspetores são escolhidos entre diversas modalidades. Temos engenheiros civis, engenheiros de segurança do trabalho, engenheiros sanitaristas, engenheiros ambientais, engenheiros de produção, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, entre outros. Essa diversidade de engenharias é exatamente porque analisamos processos em todas as áreas da engenharia. Por exemplo, se temos um processo relacionado à engenharia florestal, temos um inspetor engenheiro florestal responsável por isso.

Como engenheiro civil, estou na área há 37 anos. Logo após me formar, entrei para a inspetoria. Nossa inspetoria costumava pertencer a Joaçaba, abrangendo Curitibanos, Campos Novos e Videira, viajávamos todo mês para as reuniões mensais. Com o tempo, o número de profissionais aumentou e o CREA abriu mais regionais, incluindo a regional de Curitibanos. Antes de ser diretor, fui conselheiro por seis anos na câmara especializada em engenharia civil. Após o término do meu mandato como conselheiro, assumi como diretor em Curitibanos”, relembrou.

Sergio destaca a constante aprendizagem em sua profissão, mesmo após muitos anos de experiência. “É um aprendizado contínuo. Já me formei há um bom tempo, mas nunca paro de aprender. Mesmo estando aposentado na profissão de engenheiro civil, continuo trabalhando. Realizo muitos projetos de PPCI e nunca paro de trabalhar. É um aprendizado muito enriquecedor, por isso sempre procuramos atrair novos inspetores, buscando diversificar e renovar. Tentamos fazer com que eles entendam o que é o conselho de engenharia e o que é o CREA,” finalizou.

Os inspetores permanecem em seus cargos pelos próximo três anos.

Inspetores regionais empossados:

Eng. Civ. e Seg. Trab. ADRIANO LUCIO ZIERO