Comitê Consultivo Empresarial do CREA-SC alinha ações prioritárias para 2024
O CREA-SC promoveu na última sexta-feira (10/5), a segunda reunião do Comitê Consultivo Empresarial (CCE) com objetivo de definir os parâmetros de funcionamento e as prioridades para 2024. O objetivo é atuar nas demandas e necessidades das empresas que atuam nas áreas da engenharia, agronomia e geociências no estado. O Conselho conta atualmente com mais de 20 mil empresas registradas com que possuem a atuação direta dos profissionais do Sistema, seja na execução de obras e projetos, seja na gestão das mesmas.
Durante o encontro, assumiu como coordenador o Eng. Fernando da Silva Schmidt, da Nova Engevix Participações. Também foram relacionados temas para integrar a agenda prioritária do Comitê, incluindo: convênios para aquisição de softwares de engenharia, impactos da reforma tributária na prestação de serviços, orçamentação e reequilíbrio econômico dos contratos de obras públicas, procedimentos relacionados à nova lei de licitações e outros.
Participaram também: o assessor da presidência, Eduardo Bridi; Flávio Schäfer, assessor de relações institucionais; Felipe Zacchi Gómez, diretor da IBR Engenharia e CEO do Instituto de Especialização (IPOS); Gabriel Bossardi Finger, coordenador do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da Associação Empresarial de Itajaí (ACII); Tamara Aragão de Oliveira, do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco); Guilherme de Oliveira, da Engeplant Projetos e Supervisão; e Eng. Ronaldo de Azevedo, sócio da Paleta Engenharia e Construções Ltda.
Ações do CREA-SC apresentadas ao Comitê
“O CREA-SC vem intermediando inúmeros debates e pautas com entidades privadas e públicas dos três poderes”, destacou o assessor Eduardo Bridi, que apresentou ações do CREA exemplificando de que forma o Conselho pode interagir com as empesas.
Dentre elas foram destacadas a revisão do código de normas cartoriais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a revisão do Programa Terra Legal, junto ao executivo, legislativo e judiciário e a reavaliação técnica dos procedimentos do Corpo de Bombeiros com redução de prazos de emissão de alvará.
O Eng. Flávio Schäfer, que intermediu as tratativas, explica que o CREA-SC, apresentou inúmeras informações que auxiliaram na padronização dos procedimentos . “Levamos sugestões que passaram a fazer parte do código de normas dos cartórios”, comentou. Citou também a atuação junto ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBSC) nas discussões que alteraram a legislação e os procedimentos dos processos de Habite-se por meio da autodeclaração profissional, além da do auxílio na revisão das Instruções Normativas (INs).
Entre outros projetos estão: Conversa com Crea Podcast; cartilhas orientativas para profissionais e sociedade, incluindo o Manual do Síndico e as cartilhas de Engenharia Pública e Acessibilidade; ferramentas digitais; coworkings e ambientes colaborativos; Universidade Corporativa Unicrea; Programa Crea Acelera (parceria Sebrae); Conexão com a Acate; e outros.