Conselho recebe homenagem da ALESC pela atuação do Comitê de Gestão de Crise
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo proposição do Deputado Mário Motta, entregou nesta terça, 17.12, placa homenageando o Crea-SC pela atuação do seu Comitê de Gestão de Crise, que colaborou durante o ano no apoio técnico e de proteção à sociedade, trabalhando na mitigação de riscos, laudos e em campanhas solidárias nos eventos climáticos extremos que assolaram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O presidente Kita Xavier recebeu a placa do deputado Mário Motta, acompanhado da coordenadora da regional sul do Confea, engª Caroline Burtet e da coordenadora estadual do Colégio de Entidades Regionais – Cder, engª Rafaela Fabris de Souza.
“Significa muito para nós, que estamos doando nosso conhecimento na reconstrução de vidas”, enfatiza o presidente Kita. “É um trabalho social nobre e digno que o Crea-SC vem realizando por intermédio do Comitê de Gestão de Crise, que desde 2023 conta com o conhecimento de especialistas na elaboração de laudos e perícias, verificando as condições das edificações para garantir segurança e qualidade de vida à sociedade”, disse, agradecendo a honraria concedida pela ALESC.
O presidente lembrou que a missão do Comitê de Gestão de Crise é o trabalho constante de auxílio à Defesa Civil e outros órgãos envolvidos em situações de emergência climática.
“Presidente, leve aos engenheiros o nosso reconhecimento”, frisou o deputado Mário Motta. “Esta é uma homenagem pelas obras sociais que o Crea-SC desenvolveu durante todo esse ano. Além da missão de fiscalizar, orientar e dar condições aos profissionais da área para desempenhar seu trabalho da melhor forma, o Conselho atuou fortemente nesses eventos climáticos, colaborando na reconstrução de prédios públicos do Rio Grande do Sul”, ressaltou, citando também o trabalho dos Engenheiros Sem Fronteiras.
O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, evidenciou em ofício enviado ao Conselho: “A pronta mobilização do Comitê de Crise do Crea-SC, que enviou profissionais altamente qualificados para auxiliar nas operações de segurança e mitigação de riscos, demonstra um compromisso inestimável com a proteção da vida humana e do meio ambiente, especialmente em momentos de adversidade”.
Comitê de Gestão de Crise – O Comitê do Crea-SC é um grupo técnico preparado para atuar em dois momentos: no pré-evento, realizando ações preventivas, e no pós-evento, fazendo a avaliação dos danos. O conhecimento técnico de áreas específicas faz toda a diferença e é utilizado para melhorar a vida das pessoas. A coordenação atual é do diretor do Conselho, 3 secretário, eng. Jackson Jarzynski.
Entre as ações de 2024 estão a Campanha Solidária Reconstruir –RS, incluindo vistorias das condições de uso de unidades básicas de saúde e escolas; ação no município de Santa Tereza-RS, para avaliações das condições geotécnicas e ainda, ação de análise geotécnica dos eventos climáticos no Alto Vale do Itajaí em SC.
O Crea-SC viabilizou também o visto aos profissionais de SC e PR; a emissão de ARTs humanitárias; e entregou 40 laudos de escolas para a Secretaria de Educação de Canoas-RS. Tudo isso com a participação de 23 profissionais do estado, 10 profissionais do Paraná e 150 voluntários envolvidos na ação, com 97 laudos gerados.
O trabalho humanitário dos profissionais do Crea-SC, que mantêm um alto padrão técnico, constitui um diferencial significativo. O Conselho abrange mais de 77 mil profissionais registrados em mais de 310 modalidades, com 23 inspetorias e 7 postos de atendimento em todo o estado, apoiados por uma frota de veículos utilizada pelos fiscais.