CREA-SC discute procedimentos cartorários com Colégio Registral Imobiliário de SC

O CREA-SC participou de reunião ontem, 8.04, em Joinville com representantes do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina e ANOREG – Associação dos Notórios e Registradores. O encontro aconteceu no 1º Registro de Imóveis da região e o objetivo foi o de formalizar a parceria iniciada em 2018 com a institucionalização de um Termo de Cooperação que terá a proposta, entre outras, de realizar encontros nas macrorregiões do estado, visando sanar dúvidas e informações dos procedimentos cartorários aos profissionais e os responsáveis pelos Cartórios. A fiscalização do CREA desenvolverá ainda com a participação da ANOREG e Colégio Registral, um documento de procedimentos e atividades que serão utilizados pela fiscalização nestes cartórios.

Estavam presentes o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann; o 2º Vice, Eng. Mec. João Paulo Schmalz; o coordenador do Colégio de Entidades e conselheiro Eng. Agrim. Valdir Pedro Schneider; o coordenador e conselheiro da CEGEMAGRI, Eng. Agrim. Ricardo Manente Milanez; o Superintendente, Eng. Civil Laércio Domingos Tabalipa e o Diretor Regional de Joinville, Eng. Civil Dieter Neermann. Também acompanharam a reunião o Procurador Chefe do Conselho, Adv. Claude Pasteur de Andrade Faria; o Gerente Adjunto da Fiscalização, Téc. Edif. Carlos Alberto da Silva; a Presidente Colégio Registral Imobiliário do Estado de Santa Catarina, Dra. Bianca Castellar de Faria e o Diretor de Imagem, Dr. Renato Martins Silva.

Os diretores, conselheiros e gerentes do CREA-SC expuseram as dificuldades dos profissionais em procedimentos encontrados nos Cartórios do Estado e os representantes do Colégio Registral e da ANOREG relataram as novas ferramentas desenvolvidas pelos Cartórios visando estreitar os caminhos no entendimento das questões que afetam as áreas de Engenharia e Agronomia no setor em todo o estado.