Crea-SC celebra 66 anos impulsionando o desenvolvimento catarinense

O crescimento exponencial de Santa Catarina nos últimos 66 anos foi marcado pela intensa atuação da engenharia, agronomia e geociências e das ações de valorização da área tecnológica promovidas pelo Crea-SC, à medida de sua fundação, expansão e consolidação no estado. O aniversário no dia 17 de março celebra essas conquistas com olhar no futuro, investindo em projetos e programas que conduzam as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua a um patamar de excelência, focando na entrega de valor e na transformação digital.

“O Programa de Inovação, suas diversas frentes de atuação e a entrega dos serviços em formato 100% digital, o Clube de Vantagens com mais de 25 mil empreendimentos cadastrados e cashbacks para zerar a anuidade; a Política de Patrocínio, que prevê investimentos de 4 milhões em 2024 e a Universidade Corporativa, são alguns dos investimentos que movem o Conselho para a cada dia atender melhor às demandas dos profissionais e empresas, sendo efetivo não somente na fiscalização do serviço ilegal da profissão, sua atividade fim, mas reforçando a importância do setor para o desenvolvimento catarinense”, reforça o presidente Eng. Kita Xavier.

O Crea-SC reúne a maior comunidade profissional do estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos. Atualmente são mais de 72 mil profissionais e 19.500 mil empresas registradas. Nos últimos anos o Conselho alcançou por três vezes consecutivas o melhor índice de eficiência, sendo referência em todo o sistema Confea/Crea/Mútua.

Com uma estrutura descentralizada – 23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina, o Conselho tem a colaboração de aproximadamente 230 funcionários e o trabalho honorífico de 97 conselheiros, representantes de entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico – que formam o Plenário do CREA, além de 30 Diretores Regionais e 375 Inspetores.

Acesse aqui o Arquivo Histórico Engenheiro Celso Ramos Filho que recupera a memória da engenharia em Santa Catarina e reúne documentos de posses, portarias, decisões, atas de reuniões e galerias que contam a história da instituição.

Confira os destaques da linha do tempo:

Antes de 1958 – Todas as necessidades dos profissionais de engenharia de Santa Catarina em supridas pelo CREA-RS. Em um período em que as tecnologias de telecomunicação ainda eram muito primitivas, os engenheiros precisavam viajar por dois dias de carro até Porto Alegre. O caminho também não era dos mais fáceis, considerando que a BR-101 seria inaugurada apenas no final da década de 1950.

1957 – O Engenheiro Civil Celso Ramos Filho, então presidente da Associação Catarinense de Engenheiros, inicia, junto à lideranças da área tecnológica do estado, a sua luta pela criação do CREA-SC.

1958 – No dia 17 de março, o CREA-SC finalmente se tornou uma realidade, através de uma resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA. A solenidade de instalação aconteceu na mesma semana.

1978 – Depois de 17 anos operando em sedes provisórias, em novembro de 1978, passadas as comemorações dos 20 anos de história do CREA-SC, o então presidente, Engenheiro Metalúrgico Carlos Calliari, inaugurou a nova sede, localizada na rua, hoje rodovia, Admar Gonzaga.

1979 – A 36ª edição da Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia acontece em Florianópolis. Sendo um dos eventos mais importantes do setor, a semana acontecia pela primeira vez no estado.

1983 e 1985 – A primeira metade da década de 1980 foi marcada por duas das maiores tragédias já ocorridas em Santa Catarina. Durante e após as enchentes que assolaram o Estado, principalmente a região de Blumenau, o CREA-SC exerceu o importante papel de orientar e fiscalizar os profissionais que colaboraram na recuperação das infraestruturas perdidas. Uma das principais iniciativas da época foi o “Plano Global Integrado de Defesa Contra Enchentes”.

2000 a 2005 – Época marcada pela descentralização do Crea, fortalecimento das regionais, reformulação das inspetorias, modernização da comunicação e resgate da memória do Conselho. Nesse período o Conselho comemorou seus 45 anos.

2021 a 2024 – Transformação Digital no Conselho com 100% dos serviços digitais, defesa do salário mínimo profissional, grandes investimentos na política de patrocínio, modernização da estrutura física e fiscalização atuante. Criação e implementação da Universidade Corporativa do CREA-SC – Unicrea, do Clube de Vantagens e da Política de Inovação, além do fortalecimento de programas como o Creajr-SC e a criação dos programas Crea Jovem, Crea Acelera e Comitê Consultivo Empresarial.

Gestão 2024/2026
Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier