CREA promoveu III Fórum de Ética Profissional em Chapecó

 

O CREA-SC promoveu nesta quarta-feira, 19.09 em Chapecó, o III Fórum de Ética Profissional. O evento aconteceu a partir das 19h na Unochapecó, direcionado a profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia e agronomia da universidade.

Introdução ao Sistema Confea/Crea e Mútua; Princípios Éticos, Governança, Resiliência e Compliance: Exercício da Engenharia; e Principais Infrações Éticas foram os temas em debate. 

A ideia do Fórum é aproximar cada vez mais o sistema das Instituições de Ensino, continuando o trabalho já iniciado em 2016 no sul do estado.  “Levamos a questão da ética aos estudantes das últimas fases, citando nas mini palestras exemplos práticos, situações do dia a dia que culminam com a representação dos profissionais em relação ao Código de Ética e geram processos e transtornos inerentes a essa situação”, explica o Coordenador Adjunto da Comissão de Ética do CREA-SC, Eng. Agr. Edelcio Bonatto.

“Nesses tempos em que os exemplos éticos não são muito numerosos, muito antes pelo contrário, precisamos alertar os futuros profissionais para que passem a ver a ética como algo que devem se envolver permanentemente”, ressalta.

O Fórum contou com apoio da CREAjr-SC e aconteceu durante a Jornada Acadêmica de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias da Unochapecó, entre os dias 17 e 21.09, evento que reúne cerca de mil estudantes e professores da instituição.

A Comissão de Ética Profissional do CREA-SC realizou também reunião extraordinária, na inspetoria do CREA-SC em Chapecó.

 

 

 

PALESTRAS

Introdução ao Sistema Confea/Crea – Eng. Ftal.  Gláucia Gebien;

Princípios Éticos – Eng. Mec. e Seg. Trab. Artur Carlos da S. Moreira;

Governança, Resiliência e Compliance: Exercício da Engenharia – Eng. Civil e Seg. Trab. Luiz Abner de Holanda Bezerra;

Principais infrações éticas – Eng. Mec., Op. Mec. e Seg. Trab. João Paulo Schmalz.

 

O evento foi organizado pela Comissão de Ética (veja composição abaixo), Aicom – Imprensa e Comunicação, assessoria Adv. Marcia Ida Dutra Coutinho, com o apoio dos colaboradores Felipe Dutra e Dannyelle Mattos.
 
 
Veja a composição da Comissão ano 2018:
 
Eng. Agrim. Sebastião Adenir Branco (coordenador)
Eng. Agr. e Seg. Trab. Edélcio Paulo Bonato (coordenador adjunto)
Eng. Civil e Seg. Trab. Luiz Abner de Holanda Bezerra 
Eng. Civil Paulo Ruaro
Eng. Eletric.José Antônio Latrônico Filho
Eng. Ftal.Gláucia Gebien
Eng. Mec. João Paulo Schmalz
Eng. Quim. Fabiano Peixoto
 
 
 
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.