Conselheira do CREA é nova diretora de Biodiversidade e Clima na Secretaria de Meio Ambiente de SC

A conselheira do Crea-SC, Eng Agr. Angela Cristina Paviani foi nomeada Diretora de Biodiversidade e Clima na Secretaria Executiva do Meio Ambiente – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), (Ato 761 de 8/05/2020).

Natural de Caçador, Ângela é conselheira Titular na Câmara Especializada de Agronomia pela Universidade do Vale do Rio do Peixe – UNIARP, onde é docente. Pós graduada em Licenciamento Ambiental e Mestre em Ciências do Solo, a engenheira é também integrante do GT Mulher e da Comissão de Ética do Conselho.

Atribuições -Na Secretaria, a Diretoria de Biodiversidade e Clima (DBIC) é responsável pela coordenação, articulação e execução da Política Estadual de Mudanças Climáticas, Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais e Conservação da Biodiversidade.

No âmbito de sua estrutura e funcionamento estão as principais estratégias relacionadas à conservação da biodiversidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, gestão da qualidade do ar, melhoria e manutenção da provisão de serviços ecossistêmicos e produção e consumo sustentáveis.

Entre as atribuições relacionadas ao cargo na Secretaria estão a articulação política com diferentes entes da federação (Governos Federal, Estadual e Municipal), articulação com entes privados, representações em Grupos de Trabalho e Câmaras Temáticas e concepção, elaboração e coordenação técnica de programas e captação de recursos, além de participação na Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e coordenação do grupo Coalisão Estadual para o Programa Produtor de Água, composto pela SDE, CASAN, ARESC, EPAGRI e SAR.