Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências debate atuação nas esferas pública e privada

O Coordenador Adjunto da CEGEMAGRI, Geologo Elielson Krubniki, participou do Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (PROGEO2019), que aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio, no Centro de Difusão internacional da USP, em São Paulo. O conselheiro também fez parte da comissão organizadora do evento.

O Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências é realizado pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), entidade ligada ao Sistema Confea/Crea. Congrega geólogos e engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades profissionais, pesquisa, ensino e inovação em Geociências.

“A ideia é promover integração entre os profissionais das Geociências com os profissionais da Engenharia em discussões acerca de temas políticos e técnicos, de modo a fortalecer a valorização profissional tanto no mercado de trabalho quanto dentro do governo”, explicou o presidente da Febrageo, Geol. Fábio Reis, em entrevista ao Confea em janeiro passado, durante a organização do evento.

O conselheiro também participou nos dias 13 e 14 de maio da reunião nacional da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, onde foram debatidos assuntos como:

Workshop de Barragem de Rejeito realizado na Bahia, com destaque para encaminhamentos de ações a serem adotadas pelo Sistema CONFEA/CREA e a contribuição da CCEGM;

Atribuição profissional na area Geologia e MInas e aplicação da Resolução 1073/2016;

Atualização do manual de fiscalização na área Geologia e Minas;

Discussão sobre as atividades afetas ao Sistema Confea/Crea que podem ser desenvolvidas pelos MEIs, dentro de parâmetros como: grau de complexidade, risco à vida, risco à sociedade, risco ao meio ambiente, observados os limites legais de faturamento e números de funcionários conforme a LC 123/2006

O PROGEO 2019 contou com atividades técnico-científicas, com a realização de três dias de mesas redondas com a participação de representantes do setor profissional de empresas públicas e privadas, de órgãos federais e estaduais, pesquisadores e representantes e conselheiros do Sistema CONFEA/CREA.

O evento teve por objetivo principal congregar geólogos ou engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades profissionais e de pesquisa, ensino, desenvolvimento e inovação nas áreas das Geociências.

Além de estimular e incentivar a discussão sobre temas multidisciplinares ligados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil nos setores de petróleo, gás, mineração, planejamento territorial, desastres naturais, legislação, exercício profissional e ensino.