Profissionais catarinenses são destaques na programação da Soea Connect

image_pdf

 

 

Os profissionais catarinenses terão participação ativa na programação da Soea Connect, evento que vai de 15 a 17 de setembro debates e homenagens aos profissionais que integram o Sistema.

 

Este ano o evento será remoto e online tendo como tema central: “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências”, abordando os seguintes eixos temáticos: “desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; e governança e gestão”.

 

Entre os destaques catarinenses está a participação do Eng. Mec. Osny do Amaral Filho no painel sobre Engenharia Mecânica e Covid-19 – Soluções, Conquistas e Desafios,  com a palestra sobre Qualidade do ar interior e as soluções para reduzir a contaminação por patógenos através do ar. Também, o painel sobre Mobilidade Urbana Acessível – Desafios para um Mundo Pós-Pandemia, tendo o presidente do CREA-SC, Eng. Civ. Carlos Alberto Kita Xavier, como moderador.

 

As palestras “Automação e IOT – Alicerces para o Mercado de Trabalho Durante a Pandemia”, com apresentação do Gerente de Negócios Digitais WEG, Marcelo de Andrade Cruzeiro Junior e “A Importância da Engenharia de Segurança do Trabalho em Época de Pandemia”, com a Eng. Seg. Trab. Karla Zavaleta, Presidente da Sobes, são outros temas importantes. Veja a programação completa dos catarinenses logo abaixo.

 

Programação geral

 

Na manhã do dia 16, “Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável” será o tema da palestra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

 

Temas que estão pautados no Legislativo também serão debatidos na Soea como, por exemplo, o Marco Legal da Energia Distribuída. O projeto 5819/19 será debatido com os profissionais e entidades, como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Vale lembrar que, recentemente, o Confea, a Absolar e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) entregaram uma carta subsidiando os parlamentares sobre os benefícios da geração própria de energia solar.

 

Desde que foi criado o Programa Mulher, em 2018, o Comitê Gestor intensificou as discussões sobre a equidade de gênero no Sistema Confea/Crea e Mútua. Na Soea Connect, dentro do Painel Mulher, o tema “Os desafios e as Oportunidades para as Engenheiras no Pós-Pandemia” será debatido com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e com a deputada federal Leandra Dal Ponte (PV-PR). Cabe destacar que as mulheres integram a maioria dos painéis e palestras da Soea Connect e nomes expressivos, como a presidente-Executiva da Abeeólica, Elbia Silva Gannoum, e a ministra Aposentada do STJ, Eliana Calmon, entre outras representantes femininas, vão agregar aos debates propostos no evento.

 

No último dia do evento, sexta-feira (17), Leandro Karnal palestra para os mais de cinco mil inscritos na Soea Connect no início da manhã. Em seguida, o premiado engenheiro Luiz Fernando da Silva Borges fala sobre a importância vital da engenharia neste cenário de pandemia. Na palestra “A Engenharia Capaz de Fazer Respirar”, o engenheiro e cientista – de apenas 23 anos – compartilha como desenvolveu ventiladores pulmonares de emergência – os “respiradores” – mais baratos, com interface simples e com operação de até 2 horas fora da tomada. A sustentabilidade e a baixa emissão de poluentes também vão pautar os debates. “A preocupação com a “Transição Energética para uma Economia de Baixo Carbono” será o tema da palestra do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Ainda na sexta-feira, um painel internacional reúne o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal  (OEP), eng. civ. Carlos Aires; e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de  Angola, eng. de minas Augusto Paulino Neto; para debater a  Engenharia Mundial no Pós-Pandemia. Já o debate sobre  “O Brasil Celeiro do Mundo – Inovação e Tecnologia no Agronegócio”  terá como palestrantes o presidente do Confea, o senador e engenheiro agrônomo  Luis Heinze (PP-RS) e o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa.

 

Segurança no trabalho, Mobilidade Urbana, Compliance, entre outros temas, vão movimentar os debates da Soea Connect. Confira a programação completa AQUI.

 

Confira a participação de catarinenses na Soea Connect:

 

16/09 – 14h às 16h
Engenharia Mecânica e Covid-19 – Soluções, Conquistas e Desafios (SALA 8)
• 15h Qualidade do ar interior e as soluções para reduzir a contaminação por patógenos através do ar – Eng. Mec. Osny do Amaral Filho

16/09 – 16h às 18h
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) e a Importância do Saneamento Básico no Enfrentamento à Pandemia (SALA 7)
• Moderador: Eng. Sanit. Amb. Vinicius Ragghianti (Presidente Acesa)

17/09 – 14h às 16h
Automação e IOT – Alicerces para o Mercado de Trabalho Durante a Pandemia (SALA 2)
• Marcelo de Andrade Cruzeiro Junior (Gerente de Negócios Digitais WEG)

Gestão de Resíduos e Logística Reversa – O Impacto das Embalagens no Cenário de Pandemia (SALA 3)
• Moderadora: Eng. Sanit. Amb. e de Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni (1ª Vice-Presidente Crea-SC)

A Importância da Engenharia de Segurança do Trabalho em Época de Pandemia (SALA 5)
• 15h Eng. Seg. Trab. Karla Zavaleta (Presidente da Sobes)

A Gestão dos Recursos Naturais no Cenário Pós-Pandemia (SALA 8)
• 15h – No cenário pós-pandemia o uso de veículos elétricos e a melhoria da qualidade do ar Eng. Eletric. Marco Aurélio Vilela de Oliveira (Professor da UFSC)

Workshop 11° CNP (SALA 10)
• 14h20 – Linha do tempo do CNP Eng. Eletric. Edison Flávio Macedo (Ex-Presidente Crea-SC)

17/09 – 16h às 18h
Mobilidade Urbana Acessível – Desafios para um Mundo Pós-Pandemia (SALA 6)
• Ricky Ribeiro (Fundador do Portal Mobilize Brasil)
• Eng. Naval Ronaldo de Breyne Salvagni (Diretor do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP)
• Eng. Civ. Augusto Cardoso Fernandes (Consultor em Acessibilidade)
• Moderador: Eng. Civ. Carlos Alberto Kita Xavier (Presidente Crea-SC)

 

Outra novidade é o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e a Láurea ao Mérito em formato eletrônico. Participe do maior evento das Engenharias, Agronomia e Geociências, que será realizado entre 15 e 17 de setembro, e está com as inscrições abertas.

 

Inscreva-se aqui.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea