Como foi o primeiro dia da reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea 2021

A 2ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea 2021 iniciou nesta terça-feira, 18, em Brasília, e segue até sexta-feira, 21. O encontro está sendo realizado de forma híbrida e com transmissão por videoconferência, em acordo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, participa da reunião levando assuntos relevantes e novos serviços implantados pelo Conselho, como o Protocolo via CreaNet – inovação que propõe zero emissão de papel –, e o protagonismo dos profissionais da área tecnológica durante a pandemia, destacado na campanha institucional “Engenharia para a vida”.

Entre os assuntos em pauta, foi aprovado por unanimidade o manifesto de apoio ao Projeto de Lei (PL) 5829/2019, que institui o chamado Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Pauta já apresentada pelo Crea-SC, que mobilizou recentemente a bancada catarinense na câmara dos deputados e senado federal visando à aprovação da PL. O coordenador de Colégio de Presidentes, eng. civ. Afonso Lins (Crea-AM), sugeriu ao colegiado como um todo o posicionamento.

Leia também: Colégio de Presidentes manifesta apoio ao marco regulatório da geração distribuída

Os senadores Ângelo Coronel (PSD-BA) e Flávio Arns (Podemos-PR) e o deputado federal Antonio Nicoletti (PSL-RR) participaram dos trabalhos de abertura da reunião e foram unânimes ao ressaltar a importância da integração entre o Sistema Confea/Crea e o Congresso Nacional.

“O setor da Engenharia e da construção civil é a mola propulsora da economia, é o maior gerador de emprego do país. É importante que haja uma pauta única do segmento, para que a gente se una e atenda aos anseios dos profissionais que estão parados por falta de obras”, defendeu o senador Ângelo.

Na abertura do encontro também foram entregues pelo presidente Joel Krüger os certificados para os 18 presidentes de Creas que implantaram o Programa Mulher em seus regionais.

Programação – Nesta quarta-feira, 19, o CP define dois diretores executivos da Mútua nacional para o mandato 2021-2023, que se inicia em agosto.