Comissão Eleitoral Regional realizou treinamento com mesários das eleições 2020
O CREA-SC realizou nesta terça-feira 7.07 por meio da Comissão Eleitoral Regional – CER-SC, o treinamento de mesários para as eleições do sistema em 2020. O encontro foi virtual das 9 às 12:30 e contou com a participação do presidente do Conselho, Eng. Agr. Ari Neumann e do Coordenador da CER, Eng. Eletric. Evânio Nicoleit.

Cerca de 116 participantes entre presidentes, secretários, mesários e suplentes das 40 mesas eleitorais que serão instaladas para o pleito de 2020 foram orientados sobre suas responsabilidades e também acerca de todas as medidas de prevenção à pandemia.
Nestas eleições, conforme deliberação da CEF nº 90/2020, a votação ocorrerá das 8h às 19h, de forma manual e com uso de urnas convencionais de lona, que serão cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Às 19h, após o encerramento e fechamento dos portões, serão entregues fichas numeradas aos eleitores que estiverem eventualmente aguardando em fila.
O processo ocorrerá com todas as medidas de prevenção e higiene atendendo às determinações da Secretaria de Saúde do estado.
Mesas Eleitorais – Cada mesa eleitoral contará com duas urnas, sendo uma para votos normais (aqueles cujo profissional consta no caderno eleitoral) e outra para votos em separado.
O voto do profissional será tomado em separado, em urna específica, nos seguintes casos: quando o profissional estiver apto a votar na mesa eleitoral respectiva, mas seu nome não constar da lista de eleitores correspondente; quando houver dúvida sobre a identidade do eleitor e; se uma mesa eleitoral prevista não se instalar, situação na qual os eleitores a ela pertencentes votarão em qualquer outra mesa eleitoral na circunscrição do CREA.
Estão entre as responsabilidades dos responsáveis pelas mesas eleitorais: organizar o material necessário ao processo de votação, rubricar as cédulas oficiais, receber o voto dos eleitores, apurar os votos, julgar as impugnações de urna ou de votos se necessário, elaborar a ata da eleição e o mapa de apuração, entre outros.
Veja aqui todas as informações sobre as Eleições Gerais no Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA para a escolha dos Presidentes do CONFEA e dos CREAs, além dos Diretores Gerais e Administrativos da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC (MÚTUA-SC).