Eleições do sistema acontecem dia 15 de julho com todas as medidas preventivas ao Coronavírus

Na próxima semana, quarta-feira, dia 15 de julho ocorrem as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua para os cargos de presidentes do Confea e dos Creas, conselheiros federais (BA, TO, MA, PR e RS) e diretores gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais. Ressaltamos que o CREA-SC, através de sua Comissão Regional Eleitoral está implementando todas as medidas para que o pleito ocorra de forma segura, atendendo na totalidade aos itens de prevenção ao Coronavírus deliberados pela CEF – Comissão Eleitoral Federal. Os cuidados levam em conta ao disposto nos Manuais de Recomendações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e sugestões da Associação Brasileira de Engenharia Clínica. A votação acontecerá das 8h às 19h, com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual. Entre os cuidados, estão a distribuição de luvas de plástico descartáveis aos eleitores, desinfecção com álcool 70% de locais acessíveis às mãos – como maçanetas de portas, mesa da cabine de votação, incluindo terminais da urna eletrônica e teclados de computadores, e o uso obrigatório de máscaras.

Os eleitores do grupo de risco terão horário preferencial para votar: das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30. Os mesários e os fiscais estarão utilizando máscaras, protetores faciais e luvas durante todo o período em que estiverem no local de votação, desde a organização da sala até o fim da apuração de votos.

A distância entre eles na mesa eleitoral será de pelo menos 1 metro, as salas serão arejadas e haverá marcações no chão indicando aos eleitores a distância mínima de 2 metros na fila de espera, e de 1 metro entre o eleitor e o mesário. Os ambientes e todos os materiais utilizados na votação serão higienizados com álcool 70%, ao término de cada voto.

“O eleitor que participar do pleito estará seguro, no que depender do trabalho e de todas as providências do CREA-SC. Faremos o possível para que tudo ocorra de forma tranquila, priorizando a integridade dos profissionais e de todos os colaboradores deste processo eleitoral”, enfatiza o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, lembrando que o Conselho também estará disponibilizando no local cartazes e flyers de conscientização e prevenção da pandemia, material produzido pelo Conselho Federal.

Confira aqui todas as informações sobre as eleições, os candidatos e deliberações da CEF