Cerveja de aluna de Engenharia Química da FURB vence o Engenheiro Cervejeiro

A cerveja estilo APA do curso de Engenharia Química da FURB de Blumenau, produzida pela aluna Andreza Groh, com a orientação do Prof. Vinicyus Wiggers foi a vencedora da 2ª edição do Concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC. A premiação foi entregue na abertura da reunião Plenária 866, nesta sexta-feira 3.08,  na sede do Conselho. As estudantes Carolina Rinaldi e Daiane Coppini, da Engenharia Química da Unoesc de Videira ficaram com a 2ª colocação e a terceira equipe finalista foi a da Engenharia Química da Univali, alunas Marizete da Silva e Carolina Lopes Duarte. Veja abaixo a tabela com a classificação geral.
 
  As sete equipes finalistas compostas em sua maioria por mulheres foram o destaque desta edição. O CREA-SC parabeniza aos participantes e as equipes vencedoras, que produziram as três melhores cervejas dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses. 
 
 A equipe da Furb terá a sua cerveja produzida pela cervejaria Liffey Brewpub, de Palhoça, com maltes da Malteria Blumenau; dois vouchers equivalentes ao valor do curso de Aperfeiçoamento em Cervejeiro Artesanal – Home Brewer, podendo ser utilizado para qualquer outro curso da Escola Superior de Cerveja e Malte, de Blumenau; além de livros técnicos para o curso da universidade campeã e troféu.
 
 O concurso tem o apoio da Escola Superior de Cerveja e Malte; da Malteria Blumenau; do Liffey Brewpub e da Sommelière Daiane Colla, com a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-SC e da Assessora Técnica Eng Química e Sommelière Fernanda Meybom Machado. 
 
Avaliação – Em sua 2ª edição, o Concurso Engenheiro Cervejeiro tem o objetivo de promover e incentivar o ensino e a pesquisa na área de processo de fabricação de cervejas. Além da cerveja, os alunos inscritos elaboraram um relatório técnico com todas as etapas do processo de produção. Foram inscritas 33 equipes, dezenove delas com todos os requisitos para a avaliação, que ocorreu no dia 14.07.
 
O CREA-SC agradece aos patrocinadores, jurados e aos conselheiros idealizadores do concurso e que ajudaram na organização e avaliação dos relatórios técnicos: Engenheiros Químicos Rodolfo Bruno de Oliveira, Alexandre Bach Trevisan e Fabiano Peixoto.
 

 

Equipe

Curso/Universidade

Cidade

Cerveja

1

Andreza Groh

Profº Vinicyus Wiggers

 

Engenharia Química

FURB

Blumenau

APA

2

Carolina Rinaldi

Daiane Coppini

Profº Edson de Souza

 

Engenharia Química

UNOESC

Videira

APA

3

Marizete da Silva

Carolina Lopes Duarte

Profº Pablo Podlech

Engenharia Química

 

Univali

Itajaí

 IPA

4

Fernanda Volpato

Polyana Miguelão

Profª Eduarda Frinhani

Engenharia Química

UNOESC

Joaçaba

American Porter

 

5

Pietro Augusto Piccolotto

Teddy Paranhos

Profº José Miguel Müller

 

Engenharia de Alimentos

UFSC

Florianópolis

Witbier

6

Nikelli Rabelo

Tuanny Medeiros

Profº Emerson Colonetti

 

Engenharia Química

UNESC

Criciúma

Blond Ale

7

Aline Souza Sasso

Mateus de Souza Jr

Profº Joni Stolberg

 

Agronomia

UFSC

Curitibanos

Pale Ale

 

 

 

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.